Maturidade do mercado nacional
Quando falamos do mercado do comércio electrónico, Alberto Pimenta, director de e-commerce dos CTT, diz que é «uma actividade emergente e, consequentemente, com grande espaço de crescimento». A penetração do e-commerce em Portugal é ainda «fraca» e tal justifica-se porque «do lado da oferta, as empresas portuguesas ainda observam baixo níveis de digitalização dos seus negócios: cerca 40% das empresas têm presença online e apenas 27% realizam negócios online».
Já Alberto López, responsável da Mastercard pela área de cibersegurança e soluções digitais para a Espanha e Portugal tem opinião semelhante e refere que o e-commerce «está a evoluir a bom ritmo, mas ainda tem um caminho a percorrer».
O crescimento do comércio online em Portugal deve-se sobretudo à «oferta crescente, à melhoria dos serviços, à simplificação de plataformas, à promoção e ao investimento que tem vindo a ser feito», indica José Pedro Pinto, executive administrator & chief marketing and sales da Cetelem. No entanto, «diferentes indicadores mostram que a taxa de penetração do comércio online em Portugal está ainda aquém de outros mercados: mais de vinte pontos percentuais abaixo da média europeia». O responsável explica que a Cetelem tentou perceber o porquê desta situação: «À primeira vista a relação dos portugueses com o ecommerce parece ir de vento em popa: a experiência é caracterizada pela maioria dos portugueses (61%) como ‘boa’ e como ‘muito boa’ para 30%. Mas o que verificamos é que ainda há pontos a melhorar e dúvidas entre os portugueses que ainda não compram online, que começam com um aspeto fundamental em qualquer relação: a confiança».
Compradores são cada vez mais
A previsão para os próximos dez anos é que a utilização da Internet a nível mundial ultrapasse os 2/3 da população. Em Portugal, «as perspectivas são que atinja quase os 100%, o que deverá corresponder também a um aumento significativo do número de utilizadores que compram online» no País, salienta Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI. Tal como outros executivos com quem falámos, o responsável explica que o e-commerce está a crescer. «Além da percentagem cada vez maior de compradores online em Portugal – são cerca de 50% dos utilizadores de internet, verifica-se também que grande parte da população utiliza a Internet para consulta de produtos, serviços e preços».
O estudo dos CTT aponta também que este aumento dos negócios online se deve a «à entrada de novos ebuyers e, em especial, devido ao aumento a dois dígitos da intensidade das compras dos ebuyers existentes».