Em Foco

Hiperautomação: o novo horizonte da eficiência empresarial

Numa era onde a digitalização se tornou a espinha dorsal do sucesso empresarial, a hiperautomação emerge como um elemento crucial na manutenção de uma vantagem competitiva. A transição para uma operação totalmente digital, incorporando automação inteligente de ponta a ponta, não é apenas uma melhoria incremental, mas um salto para a transformação e criação de modelos de negócio revolucionários. Este é o mundo da hiperautomação - um fenómeno que não é apenas uma tendência passageira, mas uma mudança de paradigma fundamental, remodelando o panorama empresarial e abrindo portas para novas oportunidades e desafios no mercado global.

Lenny Kuhne/Unsplash

Sobre as tendências futuras, Pedro Fernandes prevê que a hiperautomação tornar-se-á cada vez mais cognitiva, evoluindo da automação de processos para a automação de funções humanas. Antecipa, assim, uma diminuição da figura do «Human-in-the-loop» e um foco crescente em áreas como ética, conformidade e sustentabilidade.

Por último, abordou o impacto da hiperautomação na criação de empregos e desenvolvimento de competências, destacando oportunidades para especialistas em automação de processos, ciência de dados, ética, regulação e risco informático, entre outros. Na tomada de decisões estratégicas, Pedro Fernandes conclui que a hiperautomação traz acesso a informações em tempo real, estimulando decisões mais informadas e ágeis, de resto uma opinião transversal a todos os entrevistados.