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A ascensão do ‘compre agora, pague depois’

Este modelo está a revolucionar o sector financeiro, com um aumento significativo de adeptos e uma projecção de crescimento explosivo, reflectindo a crescente preferência dos consumidores por flexibilidade nos pagamentos e inovações no comércio eletrónico.

rupixen.com/Unsplash

O ‘compre agora, pague depois’ (ou BNPL, do inglês ‘buy now, pay later’) tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, até na dita banca tradicional. Este conceito consiste em dividir uma compra em várias fracções equivalentes, a primeira das quais é paga no momento do checkout. Até que o montante total da transacção seja pago, os restantes valores são debitados na conta bancária, cartão de débito ou cartão de crédito do cliente. Estes planos podem ter taxas e juros, mas dependendo do fornecedor, alguns não têm qualquer custo associado. Como resultado do crescimento das carteiras digitais e dos mercados online, as soluções BNPL tornaram-se populares por satisfazerem as necessidades dos clientes e dos comerciantes, sobretudo os que actuam no mundo virtual.

Além de fintechs especializadas nestes serviços, como a sueca Klarna ou a irlandesa Stripe, o BNPL tem vindo, igualmente a traçar o seu caminho nos bancos já estabelecidos, como o Santander, o Novo Banco, o BPN Paribas ou em produtos como o Wizink. Nestes casos, a solução de ‘compre agora, pague depois’ está directamente associada ao cartão de crédito. Após uma compra, o utilizador pode facilmente eleger a transação que pretende fracionar.

A vantagem dos serviços BNPL é, assim, o pagamento “diferido”, que dá aos clientes mais liberdade financeira, libertando-os do peso imediato dos custos iniciais. A dimensão deste mercado tem sido impulsionada, em grande parte, pelo crescimento das compras online, onde este método ganha cada vez mais “seguidores”.

O mercado do BNPL
O mercado global ‘compre agora, pague depois’ foi avaliado em 6,24 mil milhões de dólares, em 2022, estando previsto atingir os 80,52 mil milhões em 2032, de acordo com a análise da Polaris Market Research. O estudo afirma que o mercado revela uma robusta taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 29,2% durante a janela de tempo 2023-2032 e que o segmento de PME crescerá rapidamente, já que este conceito é usado para maximizar os lucros e reduzir a carga tributária, permitindo opções flexíveis de reembolso e taxas transparentes.

Mas que factores estão a impulsionar o crescimento do mercado? Para a Polaris Market Research, os fornecedores de BNPL oferecem aos comerciantes parcerias e incentivos aliciantes. Os retalhistas podem aumentar as taxas de conversão, atrair novos clientes e reforçar a sua fidelização através de parcerias com estas plataformas: «Ao fornecer um método de pagamento adicional que incentiva os clientes a concluir as suas compras, estes serviços também ajudam os retalhistas a reduzir o número de incidentes com carrinhos de compras abandonados», lembra a Polaris Market Research.

Além disso, o mercado ‘compre agora, pague depois’ beneficiou do clima regulamentar favorável e do desenvolvimento contínuo das leis de pagamento. A legitimidade dos serviços BNPL como mecanismo de pagamento legítimo foi reconhecida pelos governos e pelas organizações de controlo financeiro de várias nações, reforçando assim a sua reputação e cultivando a confiança dos consumidores. «Esta aprovação regulamentar deu aos fornecedores de BNPL a confiança necessária para se expandirem para novos mercados e oferecerem uma gama mais alargada de serviços, o que contribuiu para o crescimento do negócio», refere o estudo.

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