Em Foco

Data trust: um longo caminho para a confiança dos dados

O conceito de ‘data trust’ promete relançar a economia global de dados, tornando-a responsável e focada na privacidade. Se, antes, o objectivo era tirar o máximo partido dos dados, agora os especialistas falam, sobretudo, na qualidade e na fiabilidade das informações recolhidas. Empresas como a Oracle, o SAS ou a IBM são unânimes em afirmar que há, ainda, um longo caminho a percorrer.

Pietro Jeng/Unsplash

Num mundo em que cada vez se fala mais de fake news e de ética na inteligência artificial – e nos dados –, é necessário implementar mecanismos que permitam às empresas garantir a fiabilidade e segurança da informação. O conceito de ‘data trust’ surge neste contexto, associado ao grau de confiança que um indivíduo ou organização tem sobre os seus dados e à sua predisposição em partilhá-los com terceiros, ao mesmo tempo que deve garantir que são usados da melhor forma.

É óbvio que a transformação digital veio acelerar a necessidade deste conceito, disse à businessIT José Fonseca, senior system engineer do SAS Portugal, assim como veio colocar uma «grande pressão nas organizações para a sua implementação», já que o «aumento exponencial no volume de dados criados pode gerar o caos devido à ingovernabilidade dos mesmos se as organizações e o poder político não tomarem medidas para regular e agilizar a sua implementação».

Criação de um espaço europeu de dados
A criação de um espaço europeu de dados, nomeadamente em áreas tão sensíveis como a saúde, é uma das prioridades da Comissão Europeia. Estaria, assim, garantido o papel de liderança da UE numa sociedade baseada neste activo, cujo valor estimado é de 5,8% do PIB europeu em 2025, cerca de 829 mil milhões de euros.

Para José Fonseca, a criação de um espaço europeu de dados tem a mesma base que o data trust, ou seja, dar a possibilidade para que dados de todos os sectores da economia possam circular livremente dentro da UE, para beneficiar todos os sectores, com regras europeias bem definidas sobre matérias como a privacidade, protecção dos dados pessoais e direito à concorrência, de forma justa, prática e clara.

Exemplos da estratégia europeia neste espaço são o projecto Horizon 2020 TRUSTS – Trusted Secure Data Sharing Space, que visa desenvolver uma plataforma federativa, segura, fiável e compatível com o RGPD, para a interoperabilidade de dados. Daqui, saíram três casos de uso focados na partilha e (re)utilização de grandes volumes de dados e serviços na área financeira. Também foi criada a proposta de regulamento sobre regras harmonizadas em matéria de acesso e utilização equitativa de dados (Data Act) de 23 de Fevereiro de 2022, que pretende garantir a equidade, ao estabelecer regras sobre o uso de dados gerados por dispositivos da Internet das Coisas (IoT).