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Estudo da IBM revela que 35% das empresas já utiliza inteligência artificial no seu negócio

Actualmente, 37% das empresas está a desenvolver uma estratégia de IA, 28% já tem uma estratégia holística em vigor, e 25% tem uma estratégia que se foca apenas em casos de uso limitado ou específico.

Rawpixel/Freepik

O Global AI Adoption Index 2022 mostra que a adopção contínua de inteligência artificial (IA) está acontecer em cada vez mais empresas para dar resposta à escassez de competências, para automatizar processos e promover operações mais sustentáveis.

O estudo da IBM, realizado pela Morning Consult, revela que 35% das empresas já usa IA no seu negócio, que 42% estão a explorar a tecnologia e que a sua utilização está a crescer de forma constante, subindo quatro
pontos percentuais desde o relatório anterior.

Segundo o índice, que ouviu 7502 decisores de TI de 20 países, uma explicação importante para a adopção de IA é «a necessidade de implementar uma estratégia de gestão de dados bem-sucedida e aplicar a IA a esses dados para atingir objectivos de negócio». A IBM afirma que as empresas que não tenham implementado IA «têm três vezes mais probabilidades de dizer que têm pouca ou nenhuma confiança do que as que tem as ferramentas adequadas de gestão de dados».

Actualmente, 37% das empresas está a desenvolver uma estratégia de IA, 28% já tem uma estratégia holística em vigor, e 25% tem uma estratégia que se foca apenas em casos de uso limitado ou específico.

As organizações reconhecem que a IA é benéfica nos seus projectos de sustentabilidade e 66% dos profissionais de TI entrevistados disseram que a sua empresa está actualmente a aplicar a tecnologia ou planeia aplicá-la para acelerar as suas iniciativas de ESG.

Além disso, a A IA está a ajudar as empresas a abordar escassez de competências, através da automatização de tarefas repetitivas: 30% de profissionais globais de TI dizem que os empregados na sua organização já estão a poupar tempo com nova IA e software de automação e ferramentas.

Mas, embora uma maioria crescente dos líderes empresariais digam que a IA de confiança é crítica, a maioria das organizações não tomou medidas fundamentais para garantir que a sua IA é responsável, como reduzir o preconceito (74%), acompanhar as variações de desempenho e derivação de modelos (68%), e garantir que podem explicar as decisões tomadas pela IA (61%).

No entanto, apesar do investimento em IA continuar a crescer, subsistem barreiras à adopção, particularmente para as organizações mais pequenas que terão menos probabilidade de tirar partido da IA. O estudo determinou que os três principais obstáculos para as empresas são o conhecimento e experiência de IA limitados (34%), preços elevados (29%), e falta de ferramentas e plataformas para o desenvolvimento de modelos de IA (25%).