Em Foco

Mais cloud, mais cibersegurança

A consciencialização para as questões da cibersegurança continua a aumentar, sobretudo numa era em parece não conseguirmos (sobre)viver sem a cloud e os serviços associados. As empresas têm, agora, de enfrentar todo um novo nível de desafios.

Rawpixel/Freepik

Segundo a Sophos, as organizações europeias podem agradecer ao Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) por terem as taxas de ataque mais baixas de todas as regiões. O foco das directrizes do RGPD na protecção de dados e os ataques de ransomware bem divulgados fizeram, provavelmente, com que estes lucrativos alvos se tornassem mais difíceis de serem comprometidos pelos cibercriminosos na Europa.

Apenas uma em cada quatro organizações vê a falta de experiência da equipa como a principal preocupação, apesar do número de ataques cibernéticos relatados na pesquisa. Quando se trata de fortalecer as posturas de segurança na nuvem, as habilitações necessárias para criar bons projectos, desenvolver casos de uso claros e aproveitar serviços de terceiros para ferramentas de plataforma são cruciais, mas pouco valorizadas.

Dois terços das organizações deixam as “portas traseiras” (back doors) abertas para os invasores. Lacunas de segurança em configurações incorrectas foram exploradas em 66% dos ataques, enquanto 33% dos ataques usaram credenciais roubadas para entrar em contas de fornecedor de cloud.