Em 2023, a empresa vai «dar continuidade à execução do plano estratégico 2021-2023», cujos objectivos tem «vindo a cumprir em pleno». Por outro lado, a Noesis vai «trabalhar para reforçar a posição nos vários mercados onde opera», nos quais mantêm «perspectivas de crescimento», e apostar no «reforço dos centros tecnológicos em Portugal». O crescimento do volume de negócios global «implicará, seguramente, o reforço da equipa, estimando-se a contratação de mais cem engenheiros, ao longo do ano».
Quanto às áreas de aposta, Alexandre Rosa refere o reforço da oferta de «IT operations, cloud & security»; além de «serviços relacionados com automação, RPA, process mining, integração aplicacional ou inteligência artificial; o desenvolvimento de software low-code com a tecnologia OutSystems; e por fim a serviços de quality assurance e testing».
Melhorar a gestão
«Foi um ano de grandes sucessos para a PHC Software»: é assim que Ricardo Parreira, CEO da empresa, descreve o ano passado. O responsável afirma que o foco foi em «promover as melhores práticas de gestão, através do software da empresa, e o bem-estar das pessoas na organização». Mas é nos produtos que Ricardo Parreira realça alguns dos pontos altos de 2022: «Apostámos em soluções inovadoras para o mundo da contabilidade, com os nossos produtos na cloud, e investimos na construção do que acreditamos ser o melhor software de human capital management integrado com ERP nos nossos mercados. Voltámos a ser reconhecidos como melhor software de gestão e continuámos a crescer em número de colaboradores, o que nos permitiu ter um crescimento estruturado e atingir os nossos objectivos de crescimento de vendas, a nível nacional e internacional».
Para 2023, o CEO da PHC está optimista: «Vamos ver um grande aumento de automatização de processos em áreas como a contabilidade, o avanço da inteligência artificial no dia-a-dia das empresas e, claro, a cloud a afirmar-se cada vez mais no mundo empresarial. Queremos centrar os nossos esforços em ajudar as empresas a ter uma melhor gestão. Nos tempos que se avizinham, a boa gestão será crucial para a sobrevivência e crescimento do nosso tecido empresarial».
Sustentabilidade é fundamental
A Asus Portugal teve um aumento de «dois dígitos» no volume de negócios, em 2022, explica Hélder Bastos, managing director da empresa. Isto aconteceu num «ano atípico» em vários casos: «Flutuações na procura natural, descontrole promocional, desfiguração do valor real do produto e oscilação de ciclos de fornecimento», entre outros. O responsável considera que o sucesso da marca se deve ao «compromisso na oferta contínua de experiências que enriquecem a vida das pessoas em qualquer local» e na visão que têm a nível da «sustentabilidade».