Em Foco

A inteligência da cloud

O discurso vai mudando à medida que o mercado amadurece. Se, antes, a mensagem era a de ir para a cloud a todo o custo, agora é ir para a cloud... mas de forma inteligente. Chamam-lhe a ‘cloud smart’ e é um conceito que implica escolher o melhor cenário para cada cliente, analisando cada workload e decidindo se é um bom ou mau candidato para migração para nuvem – e qual escolher.

starline/Freepik

Depois, dependendo do vertical de negócio, localização e dos clientes finais, Pedro Teixeira diz existirem outros aspectos a ter em conta para cada cliente. «Muitas vezes, é a forma como abordamos estes pormenores que dará a vantagem competitiva face a um mercado cada vez mais disponível para soluções em cloud». Na era pós-pandemia, Pedro Teixeira salienta que novos produtos, novos serviços, novas formas de negócio e novos modelos de negócio em diversos sectores de actividade, como o bancário, os cuidados de saúde e os sectores tecnológicos, tornar-se-ão factores importantes com impacto no crescimento económico e impulsionarão a economia circular.

«A adopção da cloud, principalmente nos últimos dois anos, tem sido exponencial, com a necessidade de trabalhar de forma remota e comunicar de forma digital, mas ainda há muito para fazer», disse à businessIT, adiantando que «a maior parte das empresas ainda não possui sistemas críticos a correr em cloud». Assim, estima-se que, por 2024, o investimento em serviços de migração a nível mundial «cresça na ordem dos sete mil milhões de dólares, o que representa um crescimento anual de 24%».

Não basta estar na cloud
Para a Colt, a cloud smart assenta na disponibilização de uma ampla variedade de soluções de conectividade em ambientes cloud, seja internet, SD-WAN ou ethernet. Carlos Jesus, country manager da Colt Portugal e VP global service delivery da Colt, explicou que o objectivo da marca, com esta oferta alargada, é garantir que os clientes possam escolher a solução que melhor se adapte às necessidades da empresa e do negócio, em cada momento. «Do mesmo modo, asseguramos que ligamos os clientes a mais perto possível das suas clouds – por exemplo, para aplicações sensíveis à latência».

Aliás, para Carlos Jesus, actualmente não basta estar na cloud. «Uma empresa cloud smart é aquela que assume o compromisso de considerar soluções baseadas na cloud, antes de qualquer outra opção, para os seus novos projectos e iniciativas de TI. Isto traduz-se numa mudança cultural, porque as empresas têm de mudar a sua mentalidade para fazerem perguntas como: este projecto pode ser executado na cloud? Se sim, como?»
Uma componente essencial da cloud smart é, no entender da Colt, dispor correctamente as aplicações e perceber quando a cloud não é a opção certa.