Empreendedorismo

KIT-AR é a terceiro investimento em startups portuguesas do Fundo NOS 5G

Em 2021 a KIT-AR foi a startup vencedora do Acelerador 5G, o programa de inovação colaborativa dinamizado pela NOS e pela Amazon Web Services (AWS), em parceria com a Startup Lisboa.

Joao Costa, Manuel Oliveira (co-fundadores) e Luís Bravo Martins (CMO) da Kit-AR.

A startup portuguesa que desenvolveu uma plataforma para melhorar continuamente a qualidade na produção industrial com a ajuda de realidade aumentada e algoritmos de inteligência artificial conseguiu um investimento de 2 milhões de euros co-liderado pelo Fundo NOS 5G.

O financiamento contou também com o apoio do Fundo Tech Transfer da Armilar e Caixa Capital Risc e a participação do Sintef Ventures da RKKVC, do fundo Techtree, gerido pela Iberis Semper, e da Best Horizon.

O fundo criado pela NOS e gerido pela Armilar Venture Partners tem um capital inicial de 10 milhões de euros, um período de investimento estimado de cinco anos e pretende apoiar em soluções tecnológicas inovadoras que usem a nova rede móvel.

A plataforma da startup nacional reduz a taxa de erro nas linhas de produção e potencia a melhoria contínua dos processos industriais como um todo, beneficiando fortemente da tecnologia 5G e conta já com clientes na indústria automóvel, aeronáutica e electrónica.

Desde que integrou o 5G, a startup optimizou a eficácia da solução desenvolvida para a Indústria 4.0, aumentando a capacidade de processamento de dados e proporcionando melhores insigths já que o «software que recorre a um elevado volume de data links e processing nodes, e também a smart glasses que recorrem a streaming de dados em tempo real».

Jorge Graça, CTO da NOS, explica que «este é o terceiro investimento em empresas nacionais feito pelo Fundo NOS 5G, o único em Portugal constituído para apoiar startups tecnológicas a retirar o máximo partido das potencialidades do 5G». Já Manuel Oliveira, CEO da KIT-AR, revela para que irá servir o valor conseguido: «Este investimento seed marca o início de uma nova etapa, onde queremos amplificar o valor do nosso produto no mercado industrial. O investimento dum operador de telecomunicações de referência como a NOS não só confirma essa proposta de valor como fortalece a nossa abordagem ao mercado através da tecnologia 5G».

Em 2021 a KIT-AR foi a startup vencedora do Acelerador 5G, o programa de inovação colaborativa dinamizado pela NOS e pela Amazon Web Services (AWS), em parceria com a Startup Lisboa.