brand.IT

Expatriados mudam-se para Portugal para baixos custos, vilas charmosas e vistas à beira-mar

Aayush Gupta/Unsplash

Aldeias sonolentas no topo da colina pontilham o litoral de Portugal, onde vilas com telhados de azulejos laranja criam uma vista mediterrânea. As ruas de paralelepípedos levam em direção ao brilhante Oceano Atlântico, onde os cafés servem frutos do mar frescos, e a beleza do litoral atrai os recém-chegados a este paraíso à beira-mar. Mergulhada na história e revigorada pelos recentes desenvolvimentos económicos, é fácil perceber porque é que Portugal agora atrai expatriados – especialmente americanos – em números recordes.

De acordo com um artigo recente do L.A. Times, “Bem-vindo a Portugal, o Novo Paraíso dos Expatriados”, a população em Portugal diminuiu na última década, enquanto o número de estrangeiros cresceu em 40%. Em 2021, o número de cidadãos americanos aumentou 45%, com os americanos entre os grupos de ocidentais que mais se mudam para o país. Os californianos compõem uma parcela cada vez maior dessa porcentagem.

Promotor Luis Horta e Costa exalta o encanto de Portugal

Luis Horta e Costa, especialista em imóveis portugueses, co-fundou a Square View, uma promotora imobiliária que constrói e reforma imóveis nas cidades e praias de Portugal. Possuidor de uma excepcional capacidade de prever o desenvolvimento de hotspots, Costa adiantou-se em várias regiões portuguesas em ascensão.

Tão diferentes quanto a noite e o dia, há dois hotspots entre os achados de Luis Horta e Costa: Ele investiu cedo na Quinta da Marinha, no litoral acidentado, e no bairro histórico revitalizado de Lisboa, o Intendente. Ele atribui os seus palpites a uma propensão natural para prever tendências imobiliárias.

Uma das pequenas aldeias de Portugal, Melides, fica no centro da região do Alentejo com 40 milhas de praias praticamente intocadas. A cidade atrai a atenção internacional com a sua vibe de cidade pequena (1.500 moradores a tempo integral) e praias intocadas do Oceano Atlântico. Costa possui imóveis em Melides há 25 anos, uma compra precoce. Em 2021, a Condé Nast Traveler caraterizou Melides como “um paraíso de praias portuguesas a ser descoberto”. Um artigo recente do New York Times chama Melides “o que St. Tropez costumava ser nos anos 50”, um oásis do surfe.

Atualmente há um punhado de restaurantes, uma igreja, algumas lojas pequenas e um supermercado em Melides, mas o desenvolvimento está em andamento. Vários artistas e designers famosos agora têm segundas casas aqui, incluindo o designer de sapatos Christian Louboutin, que está a promover um hotel boutique de 21 quartos em Melides, de acordo com o Women’s Wear Daily.

“Melides é um lugar fantástico”, diz Luis Horta e Costa.

Costa entende que a arquitetura histórica tem muito a ver com o fascínio que os expatriados sentem por Portugal, por isso a Square View promoveu um charmoso edifício de apartamentos a partir de uma ruína histórica no Intendente. Tais empreendimentos imobiliários transformam edifícios vazios em monumentos de beleza que atraem recém-chegados criativos.

“Cada vez que promovemos algo interessante, adoro fazê-lo”, diz Luis Horta e Costa. “E imóveis são como ouro. É sempre um mercado seguro.”

Novas vilas e hotéis boutique têm aparecido em cidades litorâneas como Melides, mas essas áreas permanecem habitadas principalmente por moradores locais. Luis Horta e Costa e a sua família amam tanto Melides que estão a promover uma reprodução de pequenas vilas do Alentejo inspiradas naquelas em que os moradores vivem há séculos.

“Vou transformá-la em 25 pequenas, agradáveis e tradicionais vilas com uma praça no meio”, diz ele.

Porque é que os expatriados amam Portugal

Os americanos que procuram consolo em Portugal querem escapar dos altos custos de habitação do seu país, preços exorbitantes de saúde e agitação política. Os aposentados querem o menor custo de vida de Portugal, clima ameno, oportunidades imobiliárias e serviços públicos. Especialistas do setor de tecnologia também desfrutam de benefícios de vistos em Portugal, onde Lisboa está agora em pé de igualdade com Londres, Berlim, Paris e Copenhaga como um epicentro de start-ups, de acordo com o Monitor de Startups da U.E. (Lisboa sedia a conferência de tecnologia Web Summit desde 2016, que antes era em Dublin, Irlanda.)

O país classifica-se regularmente como um dos principais destinos para aposentados e trabalhadores remotos. O Índice Anual de Aposentadoria Global de 2022 desenvolvido pela International Living Magazine cita Portugal como o quarto melhor país para se viver como aposentado. Em 2021, Portugal foi classificado como o quarto país mais pacífico do mundo, segundo o Instituto de Economia e Paz, e é um dos países menos violentos da Europa.

Um anacronismo vivo, Portugal é ao mesmo tempo o futuro e uma lembrança do passado. Os visitantes podem caminhar de volta através das névoas do tempo com as suas catedrais renascentistas, palácios mouros e ruínas romanas – e também podem ter um excelente serviço de internet. Depois há a personalidade multicultural da população desta nação, arquitetura e culinária fabulosa.

O status de Portugal como expatriado não é segredo; o país criou vistos para atrair investidores externos depois de ter sofrido com a Grande Recessão. Portugal cortejou profissionais estrangeiros para aumentar a sua economia ao oferecer vários vistos, incluindo o Golden Visa, D7 Visa, Student Visa, Tech Visa, Startup Visa e D2.

As opções mais comuns são o Golden Visa, que permite aos candidatos investir no país e obter cartões de residência, e o Visto D7, um visto de residência para aposentados. Bónus: Uma vez residente permanente, um cidadão pode trazer o resto da sua família para Portugal através do processo de reunificação familiar.

Assim que os expatriados ganham a residência permanente, recebem os benefícios padrão do estilo europeu, incluindo a segurança social e assistência médica. Embora o sistema de saúde de Portugal não seja inteiramente gratuito, o governo financia-o generosamente para que não seja caro. (Menores de 18 anos e maiores de 65 anos recebem cuidados de saúde completamente gratuitos.) De acordo com a International Living Magazine, a assistência médica privada custa cerca de US$ 440 para um plano básico anual e US$ 1.100 para uma cobertura mais extensa.

A resposta proativa de Portugal à Grande Recessão impactou positivamente o mercado imobiliário e a economia. Ambos continuam a crescer à medida que mais turistas e novos moradores chegam, compreendendo uma mistura de aposentados, nómades digitais, empreendedores, especialistas em tecnologia e famílias jovens.

Embora a popularidade de Portugal tenha feito com que os valores do aluguer e das casas disparassem na última década, estes continuam a ser baratos para os americanos habituados aos custos crescentes das grandes cidades. De acordo com o site numbeo.com, o custo de vida em Portugal é significativamente menor do que na América. Em comparação com Nova York, Lisboa, a maior cidade de Portugal, é 52,56% menos cara sem aluguer. O aluguer em Lisboa é, em média, 70,17% menor do que em Nova York.

Metade de Portugal é litoral, por isso a sua beleza natural é uma tentação para expatriados que adoram barcos, nadar, surfar ou comer frutos do mar num ambiente com estilo do Velho Mundo e comodidades modernas. Poucos lugares podem vencer Portugal com a sua natureza intocada, história, tesouros arquitetónicos, baixo custo de vida e um estilo de vida tranquilo. Com a adição dos seus muitos incentivos financeiros, este país na costa é como a canção de uma sereia para cidadãos globais à busca de um poleiro.