Em Foco

A (notória) evolução das soluções de gestão

Seja um Enterprise Resource Planning (ERP), um Customer Relationship Management (CRM) ou uma aplicação de gestão, o mundo do software empresarial evoluiu para um conjunto de soluções que, hoje, são ferramentas indispensáveis para as organizações. Através do software empresarial é agora possível automatizar tarefas e acelerar as rotinas diárias, aumentando a sua eficiência.

Freepik

Victor Pereira explica que o aumento do comércio online nos últimos tempos causou uma tensão na cadeia de fornecimento, que deverá adaptar-se aos novos hábitos dos clientes e, consequentemente, deve ser mais resiliente e ágil. «Outro exemplo é no sector hoteleiro, onde os clientes estão a fazer reservas cada vez mais cedo. Apenas as empresas que integraram verdadeiramente os seus processos de venda com as suas ofertas reais de serviços e produtos, serão capazes de antecipar este ambiente, quer se encontrem no sector da hotelaria, bens de consumo ou qualquer outro segmento onde a procura se tenha tornado volátil e imprevisível».

Uma notória evolução
A evolução do software empresarial tem sido notória, diz Francisco Febrero, corporate VP & CEO SAP BL, head of Portugal da Inetum. Se, anteriormente, o software empresarial era apenas o Enterprise Resource Planning (ERP) ou o Customer Relationship Management (CRM), Francisco Febrero garante que, ao longo dos anos, foi evoluindo para um conjunto de soluções que são hoje ferramentas indispensáveis para as organizações. «Através do software empresarial é possível integrar todas as áreas da empresa, automatizar tarefas e acelerar as rotinas diárias, conseguindo aumentar a sua eficiência».

O gestor disse que actualmente as empresas não procuram tanto um ERP genérico, mas um ERP que esteja pensado para o seu negócio, «que esteja desenhado para este ou que possa ser desenvolvido como um projecto chave-mão, e é aqui que passamos a fronteira de software empresarial para as aplicações empresariais».

Para o gestor, está demonstrado que o software de gestão é fundamental para melhorar o desempenho de um negócio à medida que ele cresce. «No entanto, para os empresários que têm um orçamento limitado, essa pode ser uma decisão difícil de tomar. Diria que este será o maior desafio. Depois passamos para os recursos humanos, que muitas vezes precisam de formação adequada para perceber as vantagens de utilizar um software de gestão».

Aliás, Francisco Febrero diz ser hoje difícil imaginar a manutenção do dia-a-dia de uma empresa sem a ajuda da tecnologia. «Neste sentido, existem softwares dedicados à administração dos recursos gerais (ERP), dos clientes (CRM) e muitos outros, que nos trazem benefícios, tais como a agilidade e precisão. De facto, a tecnologia agiliza as tarefas, eliminando problemas que afectam o alto desempenho e criando uma maior performance». Além disso, quanto melhor for a tecnologia adoptada, menor será o número de erros e maior a precisão para atingir o sucesso. «Portanto, os softwares de gestão são ferramentas importantes para que a empresa funcione, num todo, de forma eficiente».