Empresa tem de ser abordade de forma holística
A adopção da cloud também é, para Ana Moreira, senior solution advisor da SAP Portugal, uma das peças fundamentais e transformadoras no novo mundo de soluções de gestão. A especialista diz que a SAP tem vindo a verificar, de forma significativa, a transferência de muito software empresarial, antes localizado nos servidores das empresas, para a nuvem, existindo hoje um novo modelo de adopção do software empresarial, graças à sua disponibilização por subscrição. «Não há volta atrás e o software empresarial deverá ser um facilitador e não mais um entrave para as empresas nesta nova realidade».
Para Ana Moreira, a função dos sistemas de informação será ajudar a superar e, até mesmo, a prever momentos disruptivos. «Observamos os líderes nas empresas a medir riscos, mesmo antes de existir um momento de disrupção. Daí a importância de o software empresarial ser, também ele, uma fonte de dados e de modelos analíticos, de forma a ajudar as empresas a realizarem, de modo integral, a sua transformação de negócio, com o objectivo de se converterem em empresas mais resistentes, ágeis e inteligentes», considera a senior solution advisor da SAP Portugal.
A responsável diz que a empresa é vista como um todo e abordada de forma holística e que silos dentro das organizações podem ser um impedimento para a necessária transformação e evolução de negócio. «Os processos devem estar conectados entre si mesmo e considerarem, de forma transversal, todas as áreas da organização. Isto permite maior eficiência no fluxo dos processos e espelhar-se-á na experiência dos clientes, quando em contacto ou interacção com a empresa, sendo esta, hoje, uma das grandes prioridades das empresas».
Pandemia elevou expectativas
Fernando Braz, country leader da Salesforce Portugal, não tem dúvida de que cada vez mais empresas reconhecem os benefícios da digitalização para os seus negócios, nomeadamente através da utilização de softwares empresariais. «Com a pandemia, pudemos assistir a um salto nesta procura por maior agilidade através da digitalização e utilização de softwares de CRM».
Aliás, de acordo com o mais recente relatório da Salesforce, ‘Trends in Workflow Automation’, as empresas que aceleraram a digitalização durante a pandemia pouparam mais de quatro horas de trabalho por semana. «Mas também temos de olhar para o outro lado, para o cliente, e ver as suas expectativas quando interage com uma empresa».
No mesmo relatório, vem detalhado que 87% dos clientes (finais e corporativos) espera que as empresas acelerem as iniciativas digitais devido à COVID-19, sendo que 67% afirma que a pandemia elevou as suas expectativas em relação aos recursos digitais das empresas. «Por isso, não se trata apenas de ganhar agilidade e novos recursos, mas também de ir ao encontro das expectativas dos clientes. As empresas percebem cada vez melhor esta nova realidade e têm feito um importante trabalho no sentido de se modernizarem».