InternacionalNotícias

Microsoft apresenta novas experiências cloud e ferramentas de desenvolvimento

A tecnológica anunciou inovações de colaboração e cloud híbrida baseadas em inteligência artificial em Microsoft Azure durante o Build 2019.

A Microsoft anunciou na conferência anual de developers, o Build, novos serviços de cloud e ferramentas de desenvolvimento para que os developers possam criar novas aplicações com recurso a inteligência artificial (IA).

Entre os novidades estão a nova categoria ‘Decision’ dos Azure Cognitive Services, -que fornecem às apps a capacidade de ver, ouvir, responder, traduzir, raciocinar e muito mais – que oferece aos utilizadores recomendações específicas para tomadas de decisão informadas e eficientes.

A categoria inclui o ‘Content Moderator’, o  ‘Anomaly Detection API’ e o ‘Personalizer’, que utiliza o reforço de aprendizagem para oferecer a cada utilizador uma recomendação específica para apoiar a tomada de decisão.

A Microsoft traz também a inteligência artificial ao Azure Search através da disponibilização de pesquisa cognitiva, que permite aos clientes aplicar algoritmos de Cognitive Services para extrair novos insights de conteúdo estruturado e não estruturado.

Adicionalmente, a Microsoft antecipa um novo recurso que permite aos developers armazenar insights de IA adquiridos na pesquisa cognitiva, facilitando a criação de experiências ricas em conhecimento que utilizam visualizações do Power BI ou modelos de machine learning.

Ao nível do machine learning, as inovações da cloud da Microsoft incluem capacidades DevOps (MLOps) com integração do Azure DevOps fornece aos developers a reprodutibilidade, a auditabilidade e a automação de todo o ciclo de vida do machine learning.

Há também uma nova interface intuitiva que permite  uma experiência de criação e implementação de modelo código zero com capacidades de drag-and-drop.

Além disso, a tecnológica tem novos produtos e soluções ao nível cloud híbrida e do edge computing. O Azure SQL Database Edge vem apoiar A tecnológica anunciou inovações de colaboração e cloud híbrida baseadas em inteligência artificial em Microsoft Azure durante o Build 2019. as várias necessidades da computação edge. Esta solução combina fluxo de dados com capacidades de in-database machine learning e graph.

E como o Azure SQL Database Edge partilha a mesma área de programação com o Azure SQL Database e SQL Server, os developers podem facilmente levar as aplicações para a Edge sem necessitar de aprender novas ferramentas e linguagens, permitindo uma experiência de programação mais consistente.

A Microsoft também anunciou o IoT Plug and Play, uma nova linguagem de modelação aberta para facilmente ligar dispositivos IoT à cloud. Anteriormente, o software tinha de ser escrito especificamente para o dispositivo conectado suportado, limitando a escala de implementações.

Ao nível do blockchain, o novo Azure Blockchain Service simplifica a formação, gestão e governance de redes de blockchain de consórcio, permitindo que as empresas se concentrem na lógica do fluxo de trabalho e desenvolvimento de aplicações.

Scott Guthrie, Vice-presidente executivo da Microsoft cloud e inteligência artificial resumiu os anúncios feirtos no Build 2019: «Este é o tempo dos developers. Desde incorporar inteligência artificial (IA) e realidade mista em aplicações, a utilizar blockchain para resolver problemas de negócio são alguns dos exemplos que demonstram que as capacidades e impacto dos programadores está a aumentar significativamente. Hoje apresentamos serviços Azure inovadores para que os developers possam criar as próximas gerações de aplicações».