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A economia do digital

Economia digital

Gestores não estão a acompanhar evolução digital

Fora dos bons exemplos, nem tudo são rosas na nova economia. Um estudo realizado pela Boyden aponta a falta de preparação dos líderes organizacionais para a implementação de estratégias de negócio em ambientes digitais. E esta falta de competências pode trazer francas consequências para as organizações, que poderão vir a perder competitividade, diz o estudo ‘The Digital-Savvy C-Suite e Boardroom’.

O relatório, que examina os desafios mais urgentes que a gestão e as administrações em sectores não-tecnológicos enfrentam à medida que tentam compreender um ambiente digital, salienta a convicção entre mais de metade dos participantes questionados (53%) que a gestão ou liderança sénior nas suas organizações não se encontra preparada para implementar uma estratégia digital de sucesso.

Menos de metade (48%) indicam que a sua organização se encontra a colocar algum tipo de ênfase na formação em ferramentas e processos digitais.

O relatório descreve que «o investimento em processos no contexto digital pode não constituir uma prioridade para algumas organizações, especialmente se enfrentam desafios de viabilidade ou consolidação, visto não se tratar de uma estratégia que prometa resultados de retorno a curto-prazo», mas admite que «a tendência face às novas oportunidades que se avizinham é incontornável e as expectativas abrem-se apenas a quem compreender o rumo prometido».

Luís Melo, partner da Boyden Portugal, diz perspectivar-se uma evolução de muitas Indústrias que vão ser condicionadas por aquilo que as possibilidades do digital permitirem. «Isso vai mudar totalmente o contexto dos negócios e criar novos paradigmas, o que pode provocar uma mudança significativa no contexto envolvente, nomeadamente nos mercados sem grandes barreiras à entrada», comentou.

Em 2020, 35% das iniciativas de TI das 500 maiores organizações portuguesas estarão orientadas para o crescimento das receitas através da monetização dos dados, ou seja, só por esta altura será reflectido em projectos que envolvam directamente a exploração da informação.

«Na prática, tal significa o crescimento da função de CDO/CTO/CIO para níveis de importância nunca antes alcançados», acrescenta, salientando que estes executivos «são tanto melhores quanto melhor as suas áreas fossem capazes de suportar as necessidades do negócio».

No futuro, diz, «vão determinar em muitas indústrias a evolução do negócio e que vão dizer ao restante board como este se vai desenvolver em função da evolução previsível da tecnologia no mundo».

No cenário actual, o responsável aponta para exemplos concretos que já começam a verificar-se e que, no futuro, deverão ter ainda mais impacto sobre as organizações: «A redução de headcount nas empresas esperada com a automação, o uso da inteligência artificial e a robotização de várias áreas funcionais, paralelamente com novas interrogações relacionadas com a reação da opinião pública».

A estes temas Luís Melo junta ainda «a responsabilidade social nas empresas, a intervenção dos sindicatos, segurança social e temas fiscais relacionados com a utilização de máquinas/robôs em vez de pessoas».

Empresas europeias com pouca maturidade

Outro problema é que a falta de tecnologias actualizadas e de uma infra-estrutura tecnológica adequada estão a desacelerar a migração para o digital. Um estudo realizado pela Pierre Audoin Consultants (PAC) colocou a descoberto a impreparação das empresas no que diz respeito à transformação digital, que embora seja reconhecida como uma janela de inúmeras oportunidades, ainda não está a ser abraçada pela maioria das empresas.

O documento salienta que pouco mais de 10% das empresas olham para si mesmas como líderes em transformação digital e apenas 17% consideram que o digital é uma questão de vida ou morte para o seu negócio. Já 42% acreditam que embora esta tenha impacto, outros desafios, como as preocupações económicas, têm precedência.

«É surpreendente ver como poucas empresas estão actualmente a colher as vantagens da transformação digital, mas é encorajador saber que nos próximos 12 a 36 meses iremos assistir a um grande progresso. É expectável que as empresas movam cada vez mais os seus volumes de trabalho e aplicações para a cloud e que dêem passos significativos para melhorar não só a agilidade dos seus negócios como a eficácia dos seus orçamentos TI.

Entretanto, muitas organizações vão tentar sobreviver executando processos críticos em software desenvolvido há décadas, e que está a começar a ceder perante a pressão», disse Ravi Krishnamoorthi, SVP e head of Business Consulting, na Fujitsu EMEIA, empresa que lançou o estudo para o mercado.