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O poder do metaverso

As expectativas são grandes. O metaverso deverá integrar as actuais tecnologias digitais, desde ferramentas de colaboração, a jogos, criptomoedas, realidade virtual, redes sociais e mesmo e-commerce ou eventos ao vivo. De que forma o mundo dos negócios vai aproveitar todo este potencial?

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O metaverso vai transformar todos os aspectos de cada negócio. Já tem vindo a alterar o mundo dos pagamentos, com o advento das criptomoedas, sendo que estas têm o potencial para simplificar os processos de pagamento, a gestão de dinheiro, e as compras e vendas. O metaverso vai, também, mudar o comportamento dos clientes, ao permitir experiências imersivas no contexto das suas vidas. Numa empresa, o dia-a-dia dos funcionários irá, igualmente, passar por uma grande transformação, com o metaverso a servir de apoio a processos de aprendizagem imersiva e de colaboração. Aliás, há estudos que apontam para tempos de resposta mais rápidos e uma maior capacidade de retenção de memória, em experiências de formação que utilizam realidade virtual.

Pedro Pombo, managing director da Accenture Song em Portugal, admite que esta tecnologia vai também ajudar a reimaginar os produtos, dando espaço a uma nova geração, quer de produtos totalmente digitais, quer de produtos físicos, aumentados digitalmente. «O que impede uma empresa de construção ou atelier de arquitectura de passar a desenhar e a construir casas no metaverso, criando assim uma nova fonte de receita?», questiona este executivo.

A importância dos ‘digital twins’
Ao mesmo tempo, o maravilhoso mundo do metaverso vai alterar a forma como os produtos físicos são desenvolvidos, permitindo criar o design, a prototipagem e fazer testes de processos, produtos e serviços, com uma maior rapidez. «Neste caso, serão relevantes as tecnologias de ‘digital twins’, que permitem simular e testar diferentes processos ou produtos, reduzindo riscos, custos de manufactura e, consequentemente, tornando todo o processo mais sustentável», garante Pedro Pombo. Também ao nível das cadeias de abastecimento e gestão empresarial, o director acredita que os ‘digital twins’ terão um papel importante: «Passarão a existir cadeias de abastecimento digitais para produtos digitais que, ao mesmo tempo, acrescentam uma maior transparência e capacidade de colaboração às cadeias físicas. No que diz respeito à gestão do negócio, os ‘digital twins’ de toda uma organização permitirão explorar informação de uma forma imersiva e colaborativa, controlar e gerir diferentes áreas da organização, e obter insights em tempo real».

Impacto positivo nos negócios
Esta onda de transformação está patente num estudo que a Accenture fez recentemente, em que 71% dos entrevistados acreditam que a mudança para o metaverso terá um impacto positivo nos negócios. Além disso, 42% afirmaram que será «inovador» ou «transformacional». O metaverso vai infiltrar-se em todos os sectores nos próximos anos, culminando numa oportunidade de mercado no valor de mais de um bilião de dólares em receitas anuais, de acordo com o JP Morgan.