Em Foco

O poder do metaverso

As expectativas são grandes. O metaverso deverá integrar as actuais tecnologias digitais, desde ferramentas de colaboração, a jogos, criptomoedas, realidade virtual, redes sociais e mesmo e-commerce ou eventos ao vivo. De que forma o mundo dos negócios vai aproveitar todo este potencial?

Freepik

Infra-estrutura descentralizada
«Estamos perante um enorme desafio», garante Carlos Paulino. Para conseguirem escalar a capacidade de computação (de modo a criar uma realidade imersiva e em tempo real, necessária para o metaverso), as empresas terão de se libertar da sua abordagem tradicional em relação às TI e adoptar uma infra-estrutura digital verdadeiramente descentralizada, que permita ter uma maior capacidade de transferência, armazenamento e processamento de dados: «Os data centers localizados no digital edge – mais próximo dos utilizadores e do consumo de dados – proporcionam uma conectividade praticamente em tempo real, com uma capacidade consideravelmente alargada, o que se mostra essencial para que as mais-valias trazidas pelo metaverso se concretizem».

Considerando o metaverso como uma tecnologia do futuro, que não pode ser alcançado com a infra-estrutura de TI do passado, Carlos Paulino sugere que, assim, as empresas têm de abandonar a abordagem tradicional às TI: «Para implementarem uma infra-estrutura digital preparada para o metaverso, as empresas devem interagir no digital edge – mais próximo dos utilizadores e do consumo de dados – disponibilizando experiências diferenciadas a nível global, próximo dos centros populacionais e sem restrições em termos de latência».

Interconexão é fundamental
Para a Equinix, a base fundamental do metaverso está na interconexão. Desta forma, será possível garantir a transferência de dados com baixa latência e um elevado desempenho de computação, necessários para as aplicações virtuais. De acordo com um estudo desta empresa – Global Interconnection Index (GXI) Volume 5 – a utilização de largura de banda de interconexão está a aumentar em todo o mundo: «Os dados do GXI ajudam-nos a compreender de que modo uma infra-estrutura digital optimizada pode constituir uma grande vantagem competitiva».

Aliás, Carlos Paulino avança que a Equinix está a ajudar as empresas a prepararem-se para o metaverso. «Por exemplo, colaboramos com a i3D.net, uma plataforma de gaming, cujo grande objectivo é permitir um elevado desempenho de jogos em tempo real, com a menor latência possível. Outro parceiro da Equinix neste âmbito é a Nvidia, que está a colaborar com a BMW e outros fabricantes, para criar mundos virtuais que podem ser usados ​​para testar veículos autónomos».