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O poder do metaverso

As expectativas são grandes. O metaverso deverá integrar as actuais tecnologias digitais, desde ferramentas de colaboração, a jogos, criptomoedas, realidade virtual, redes sociais e mesmo e-commerce ou eventos ao vivo. De que forma o mundo dos negócios vai aproveitar todo este potencial?

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Fujitsu aposta em ‘metaconversas’
De que forma as empresas poderão vir a beneficiar do metaverso? Susana Soares, marketing director and innovation board da Fujitsu, sustenta que o podem fazer como plataforma de colaboração capaz de potenciar um diálogo criativo que facilite a transformação digital das organizações. «Mais que transformar a cadeia de valor através da colaboração virtual, o metaverso permite estimular a criação e inovação nas empresas, criando uma plataforma capaz de melhorar a experiência dos clientes e colaboradores».

A responsável garante que a Fujitsu está consciente da relevância do metaverso, tendo criado já este ano uma plataforma de co-criação virtual que facilita os diálogos criativos iniciais entre clientes e parceiros. O Fujitsu CX Lab, que já realizou mais de setecentas sessões, oferece experiências virtuais únicas numa cidade cibernética, possibilitando ‘metaconversas’ sobre como fazer avançar a transformação digital. «Pensamos que existe algum cansaço nas reuniões virtuais e as empresas desejam algo de diferente. Com o CX Lab da Fujitsu, conseguimos realmente imaginar várias formas de ele ter um impacto positivo na criatividade e no cruzamento de ideias».

Ainda há muito por explorar
A Salesforce olha sempre para a inovação com uma mente aberta, optimista e muito entusiasmo. Sendo o metaverso algo ainda muito recente para todas as pessoas e, consequentemente, para as empresas, com muito por explorar, admite estar a aprender o seu potencial à medida que vai percorrendo este caminho. «Muitas empresas têm procurado a Salesforce para que as ajudemos a compreenderem melhor este novo espaço – é isso que temos feito, para que possam manter-se ligadas às suas comunidades de uma forma responsável e sustentável», comentou à businessIT Fernando Braz, country leader da Salesforce Portugal.

O responsável assume que a digitalização e a virtualização fazem parte das nossas vidas e que, desde a pandemia, estes conceitos ficaram muito claros. «Temos desenvolvido um importante trabalho na digitalização das sedes das empresas – digital headquarters – que têm vindo a tornar-se mais importantes que um escritório físico». Para a Salesforce, a utilização da inteligência artificial tem também o seu lugar, principalmente na previsão de padrões e de comportamentos que ajudam as empresas e as pessoas a verem um horizonte mais longínquo. «A ferramenta de IA da Salesforce, o Einstein, tem feito cerca de 164 mil milhões de previsões por dia. Todos esses dados são fontes de informação valiosas que nos ajudam a ajudar as empresas a inovarem».