A IPLEXMED e a Greenmetrics.ai foram as startups vencedoras da 7ª edição dos Prémios EmpreendeXXI (PEXXI), iniciativa organizada pelo CaixaBank (através da divisão DayOne) e pelo BPI, tendo ganho nas categorias ‘Norte e Centro’ e ‘Sul e Ilhas’, respectivamente.
A competição, que decorre em Portugal e Espanha, visa «dar um impulso às jovens empresas com soluções para responder aos desafios do futuro, permitindo acelerar o seu processo de crescimento e expansão global». Os vencedores da edição nacional recebem um prémio monetário de seis mil euros, acesso a um programa de formação internacional ministrado pelo MIT e mentoring especializado.
Com sede em Braga, a IPLEXMED desenvolveu a nova geração de dispositivos de diagnóstico genético rápido, portátil e conectável que permite «um diagnóstico clínico rápido que pode identificar infecções que, de outra forma, poderiam passar despercebidas». Já a Greenmetrics.ai, originária de Lisboa, tem uma solução que usa sensores inteligentes e análise de dados para «optimizar o uso de recursos naturais e mitigar os problemas provocados pelas mudanças climáticas».
Além dos PEXXI, na cerimónia foi ainda atribuída a distinção do programa Born from Knowledge (BfK) da Agência Nacional de Inovação (ANI). A grande vencedora foi a Glooma, que criou um dispositivo médico doméstico e portátil que «monitoriza e detecta anomalias na textura do tecido mamário. Ao combinar sensores de pressão numa luva e inteligência artificial, a startup ajuda no diagnóstico precoce do cancro da mama.
Todas as startups que se candidataram aos EmpreendeXXI (incluindo as vencedoras territoriais) concorrem ainda, a nível ibérico, aos doze prémios ‘Desafios do Amanhã’ , que vão distinguir as empresas que apresentem soluções para responder aos desafios futuros do planeta e da sociedade. Existem ainda mais dois prémios especiais, um para a empresa mais sustentável de acordo com critérios ESG, e outro para a inovação tecnológica mais disruptiva.