Empreendedorismo

EIT Health Awards distingue startups portuguesas Orgavalue, IPLEXMED e eBreathie

Cada empresa vai receber até 50 mil euros e mentoring para alavancar as inovações no cuidado aos idosos e conseguir colocar esses produtos e serviços no mercado.

Freepik

O EIT Health, parte integrante do European Institute of Innovation and Technology (EIT), revelou os mais recentes galardoados da Healthy Longevity Global Competition que «apoia inovações revolucionárias focadas em melhorar a saúde e a vitalidade na vida adulta».

O desafio desenvolve-se em três etapas: o Prémio Catalyst inicial, o Prémio Acelerador intermediário e o Grande Prémio final e entre as 12 startups vencedoras dos prémios catalisadores (Bridgehead e InnoStars) estão três empresas nacionais.

A Orgavalue com Terapias I-R3, tem como objectivo a bioengenharia de fígados humanos personalizados para lidar com a escassez global de transplantes de órgãos; a IPLEXMED, que permite a detecção rápida e confiável de vários agentes infecciosos e seu perfil de resistência aos medicamentos no local de atendimento e em casa, possibilitando tratamento personalizado e monitorização de doenças em tempo real; e a eBreathie que desenvolveu um inalador inteligente que permite que pacientes e médicos monitorizem o uso de medicamentos, sintomas e forneçam atendimento personalizado remotamente.

Além das startups nacionais, os outros premiados no InnoStars foram a NIB biotec (Itália), a Nanodecal (Espanha) e a Reon (Polónia); já na área Bridgehead foram a Antegenes (Estónia); a HMG Systems Engineering (Alemanha); Micro-Cosmos (Países Baixos); OaCP (Irlanda); a Osteobionix (Espanha) e a Stroke2Prevent B.V. (Países Baixos).

Cada empresa vai receber até 50 mil euros e mentoring para alavancar as inovações no cuidado aos idosos e conseguir colocar esses produtos e serviços no mercado. Jean-Marc Bourez, CEO of EIT Health, explica a importância do prémio: «Este apoio é particularmente crucial para startups que enfrentam os desafios regulatórios, de financiamento e de entrada no mercado comummente enfrentados no sector de cuidados a idosos. Através da colaboração com os nossos parceiros globais, estamos um passo mais perto de transformar os cuidados aos idosos, alinhando-nos directamente com a missão do EIT Health de melhorar a qualidade de vida».