NacionalNotícias

Inclusio, IPLEXMED, Dreamwaves e projecto de cibersegurança vencem prémios de inovação da Altice Portugal

Esta edição bateu recordes com nove finalistas em concurso, que foram escolhidos entre mais de 125 candidatos.

A Altice Portugal anuncioua os vencedores da 6ª edição do Altice International Innovation Award (AIIA), prémios que distinguem o que melhor se faz a nível nacional e internacional em termos de inovação.

A Inclusio foi a vencedora da categoria startup e criou uma plataforma que usa ciência comportamental e inteligência artificial e que permite que os colaboradores construam, de forma confidencial, o seu perfil de diversidade. A startup, que recebeu um prémio monetário de 50 mil euros e a possibilidade de concretização de um piloto com o Grupo Altice, quer «viabilizar o desenvolvimento de políticas mais inclusivas».

Já na categoria Academia, o projecto Dynamic Defense for Softwarized and Virtualized Networks foi o escolhido e ganhou 25 mil euros. Esta iniciativa consiste na junção de «técnicas de Moving Target Defense (MTD) e Two-Factor Authentication para a criação de uma camada de defesa/autenticação de rede» que impede ou dificulta um ciberataque.

Já a Dreamwaves foi a vencedora da categoria Inclui by Fundação Altice, que distingue o melhor projecto inclusivo ao serviço dos cidadãos com 20 mil euros. A empresa da Áustria desenvolveu uma solução de navegação mãos-livres baseada em audio augmented reality para ajudar «utilizadores com défices visuais, séniores e também ciclistas e motociclistas».

Pelo 5º ano consecutivo, o AIIA contou com a distinção Born from Knowledge atribuída em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI) e em queo vencedor foi a IPLEXMED, um projecto que resulta de actividades de investigação e desenvolvimento e valoriza o conhecimento. A startup possibilita «o diagnóstico não invasivo, em contexto doméstico, de infecções respiratórias clínicas e resistentes através de um teste de diagnóstico rápido electrónico portátil, com conectividade, que permite a visualização dos resultados no smartphone do paciente e a transmissão de dados de saúde para acesso em tempo real pelo médico, viabilizando um tratamento personalizado adequado».

A escolha dos vencedores foi da responsabilidade de um júri constituído por representantes do Altice Labs, Altice Portugal, ANI, ANJE, Enterprise Ireland, Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, Associação Europeia de Operadores de Redes de Telecomunicações, Fundação Altice, Luz Saúde, Startup Lisboa e Universidade de Coimbra.

O AIIA de 2022 bateu recordes com nove finalistas em concurso, que foram escolhidos entre mais de 125 candidatos. Nas seis edições, a Altice Portugal já distribuiu mais de 460 mil euros em prémios monetários.