Empreendedorismo

Mastercard For Fintechs procura soluções nacionais e europeias inovadoras na área dos pagamentos

A fintech vencedora vai ter a oportunidade de entrar no programa Start Path, participar em sessões de mentoria com especialistas e ganhar «um prémio de 50 mil euros de apoio de marketing».

Mastercard

A Mastercard lançou o programa Mastercard For Fintechs que visa ajudar as startups da área financeira a terem sucesso e crescerem através de uma estreita colaboração que envolve mentoria, networking e acesso a ferramentas exclusivas.

A iniciativa ocorre a nível europeu e é dedicada a fintechs em fase de pré-seed, seed ou série A, que tenham implementado «uma solução tangível no mercado» e tenham actividade na Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha e Portugal. A competição procura soluções na áreas de pagamentos, Web3 e blockchain, novos fluxos de pagamento, bancos e PME, finanças integradas e/ou tecnologias verdes.

O Mastercard For Fintechs oferece acesso gratuito «às plataformas de formação e de aprendizagem» e à rede internacional da empresa de pagamentos, além da «participação numa série de eventos em toda a Europa» e «oportunidades de financiamento».

A edição portuguesa do programa ocorre em Madrid a 25 de Setembro, em conjunto com Espanha. As duas fintechs seleccionadas nos eventos nacionais vão depois competir num evento em Paris. Estas finalistas vão apresentar as suas soluções a um júri que vai avaliar os projectos de acordo com «um conjunto de critérios, incluindo a experiência da equipa, o grau de inovação, saúde financeira, viabilidade económica, potencial de escalabilidade e adequação estratégica à Mastercard».

A fintech vencedora vai ter a oportunidade de entrar no programa Start Path da empresa de pagamentos (que ajudou tecnológicas como a Revolut), de participar em sessões de mentoria com especialistas e fundadores do ecossistema e ganhar «um prémio de 50 mil euros de apoio de marketing».

Eimear Creaven, presidente da divisão Western Europe Mastercard., explica que «as parcerias fazem parte do ADN da empresa e são fundamentais para ajudar a inovar, a preparar o futuro e a criar um impacto significativo e sustentável». A responsável revela ainda a importância de iniciativas como o Mastercard For Fintechs: «Os nossos programas têm uma abrangência mundial, estimulam a inovação, aceleram o crescimento e agilizam o lançamento de novas soluções. Além disso, proporcionam acesso a ferramentas digitais para apoiar fintechs de todos os nichos e em todos os estágios de crescimento. É, por isso, que estamos muito entusiasmados por convidar fintechs de toda a Europa Ocidental a aderir a este nosso primeiro programa».