Por último, abordou a contribuição da hiperautomação para a criação de empregos e o desenvolvimento de novas competências, explicando que «a automatização torna-se uma ferramenta do dia-a-dia dos utilizadores», implicando na formação e no desenvolvimento de novas competências. Assim, conclui que a hiperautomação está a mudar a forma como as empresas tomam decisões estratégicas, ajudando-as a enfrentar desafios como a volatilidade do mercado e a globalização da economia.
Uma experiência do cliente enriquecida
A adopção de sistemas de automação por parte das empresas afecta positivamente a experiência do cliente, com as empresas a deveren ser capazes de aproveitar todos os dados de que dispõem para compreender melhor os seus clientes, disse à businessIT Tiago Esteves, principal solution engineer da Salesforce. «As tecnologias de automação podem ajudar a facultar respostas rápidas e personalizadas, permitindo recomendações personalizadas de acordo com o histórico e dados do cliente já existentes».
Na Salesforce, segundo dados fornecidos pelo especialista, o Data Cloud permite que as empresas conectem os seus dados, que os coloquem numa única visualização e que os usem para potenciar o Einstein, a plataforma de Inteligência Artificial da marca — de forma a que cada acção tomada seja potenciada por cada dado relevante. «Trata-se de uma ferramenta que processa 30 biliões de transacções/mês e conecta 100 mil milhões de registos/dia».
Para este especialista, os dados, a inteligência artificial e a automação, quando combinados, têm o potencial de transformar e melhorar a eficiência e a produtividade de empresas de todos os sectores e de qualquer dimensão. «O impacto pode ser bastante significativo, nomeadamente na redução dos custos operacionais, o que se traduz também na poupança de recursos. Além disso, a automação de tarefas repetitivas pode contribuir para uma melhoria da eficiência organizacional, permitindo que os colaboradores se foquem em tarefas mais desafiantes e complexas onde podem efectivamente adicionar valor».
De encontro à opinião dos restantes executivos, Tiago Esteves defende que, actualmente, estamos a testemunhar uma revolução na IA que está a acelerar o crescimento dos negócios, a mudar a forma como trabalhamos, a melhorar as nossas capacidades e a imaginar novas fronteiras. «Nesse sentido, a hiperautomação é, sem qualquer dúvida, uma tecnologia que pode acelerar a inovação, permitindo que as empresas respondam de forma mais ágil às mudanças do mercado. Na Salesforce acreditamos que dados, a inteligência artificial e a automação, quando combinados, têm o potencial de transformar e melhorar a eficiência e a produtividade de empresas de todos os sectores e de qualquer dimensão».