Em Foco

FinOps: a revolução da gestão financeira na era da cloud

O mundo das finanças tem sido transformado pelo crescimento exponencial da tecnologia, em particular da computação em nuvem. No centro desta transformação está o surgimento das FinOps, uma disciplina de engenharia financeira operacional que promete maximizar o valor dos investimentos na cloud.

starline/Freepik

Num mercado com escassez de recursos humanos e competências, a gestão eficaz dos custos da nuvem pode tornar-se um verdadeiro desafio, pois requer um conjunto específico de habilidades e conhecimentos: «Isto inclui um entendimento dos serviços de nuvem, opções de preços e melhores práticas de gestão de custos. A falta dessas competências e conhecimentos pode ser um desafio significativo».

Adopção das FinOps: o bom, o mau e o promissor
O estudo ‘The 2023 State of CloudOps’ traz boas e más notícias. Primeiro, as boas: quase todos (96%) os decisores relacionados com a nuvem acreditam que as FinOps são uma parte essencial da sua estratégia; depois, mais de um quarto de todos os inquiridos (26%) caracterizam-nas como «extremamente» importantes para o sucesso da empresa.

Agora, as más: embora a maioria das organizações reconheça a importância das FinOps, ainda estão “a gatinhar” ou “a andar” (em vez de “correr”) em direcção à maturidade: apenas 9% dos inquiridos afirmam ter uma prática madura de FinOps; 13% assumem que não têm qualquer tipo de prática neste domínio.

No entanto, há também notícias promissoras: a sua adopção pode estar a progredir lentamente, mas ainda é um trabalho em curso para muitas organizações. Há as que estão apenas a começar a desenvolver a sua prática (21%) e outras que fizeram progressos, mas que ainda estão a trabalhar neste tema (30%).

«Os desafios não estão a impedir as empresas de implementar a automação de processos cruciais de FinOps», lê-se no documento que resume o estudo, e onde também e conclui que isto pode desempenhar um papel fundamental na redução dos custos da nuvem através da automatização da compra de ofertas de cloud com desconto. No entanto, apenas 19% dos entrevistados disseram que estão a usar estas mesmas opções de compra com desconto «muito eficazmente para impulsionar economias significativas». A maioria, 59%, acredita que poderia reduzir ainda mais os custos com essas opções, se tivesse mais experiência – esta realidade pode ser um problema, ou um desafio, face à escassez de competências no mercado.