Empreendedorismo

Inteligência artificial alentejana para hotéis recebe investimento de 3,8 milhões de euros

O objectivo deste investimento será fazer com que a HiJiffy se torne «líder europeia» neste mercado.

A startup nacional HiJiffy, com sede em Beja, recebeu 3,8 milhões de euros na sequência de uma ronda de investimento liderada pela Caixa Capital, onde também estiveram a Lince Capital e a Portugal Ventures.

Destes quase quatro milhões de euros, 1,3 foram «concedidos pela Comissão Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência», no âmbito do projecto ‘Agenda Acelerar e Transformar o Turismo’.

Segundo a HiJiffy, o objectivo deste investimento será fazer com que a empresa se torne «líder europeia» no seu mercado: inteligência artificial para hotéis. Em Dezembro de 2022, a startup já tinha lançado um assistente de voz multilíngue para lidar com «comunicações complexas com hóspedes». Já em Março deste ano, a HiJiffy criou o «primeiro chatbot para hotéis “alimentado” por GPT-4».

A tecnologia de IA da startup alentejana é aplicada a dois momentos. O primeiro é num momento em que os hóspedes entram em contacto com o hotel, através do site e das redes sociais, para colocar dúvidas. Aqui, a HiJiffy «assegura uma resposta instantânea às diferentes questões, com taxas de automação acima de 85% em mais de 130 idiomas».

O segundo é já durante a estada no hotel, para «facilitar a digitalização de processos como o check-in ou check-out» ou dar «respostas instantâneas sobre o funcionamento do hotel», como o «horário do pequeno-almoço, reservar restaurante ou marcar tratamento de spa».

Depois deste investimento de 3,8 milhões de euros, os planos desta startup fundada por Pedro Gonçalves, Tiago Araújo e José Mendonça (na foto e destaque) passam agora por três eixos: alargar a equipa (de trinta para cinquenta colaboradores), abrir um escritório em Lisboa e expandir para os «mercados germânicos – Alemanha, Suíça e Áustria».