Empreendedorismo

Cargofive recebe financiamento de 1,8 milhões de euros para expandir equipa e as operações na Europa

O financiamento foi liderado por duas sociedades de capital de risco portuguesas, a Lince Capital e a Shilling Capital Partners.

A Cargofive anunciou que fechou uma ronda de investimento Seed no valor de 1,8 milhões de euros que vai servir para a startup melhorar o seu produto e expandir as suas operações na Europa.

Sebastian Cazajus, CEO e co-fundador da Cargofive, explica que o valor conseguido vai também servir para «continuar a inovar e duplicar o tamanho da equipa». A startup está à procura de profissionais para as áreas de vendas e marketing.

O financiamento foi liderado pela Lince Capital e a Shilling Capital Partners, duas sociedades de capital de risco portuguesas, tendo contado também com a participação de investidores individuais e fundos da União Europeia (PRR) como parte do procjeto Nexus.

Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital, salienta que «o transporte marítimo de mercadorias é actualmente responsável por cerca de 90% do volume total de circulação de mercadorias em todo o mundo», mas que o sector «ainda opera de forma muito tradicional e ineficiente». O responsável esclarece o motivo do investimento: «A digitalização desta indústria é essencial para a economia global e a Cargofive está muito bem posicionada para beneficiar deste movimento».

A startup nacional desenvolveu uma plataforma direccionada para transitários marítimos (entidade responsável pelo transporte de carga desde o fornecedor até ao cliente) que permite comparar preços e vender capacidades de contentores em tempo real, de forma transparente e 100% online. Outras vantagens da Cargofive incluem a optimização do processo e a redução de custos e ineficiências.

A startup, que foi fundada em 2018, já trabalhou com cerca de 100 clientes em mais de 10 países.