Em Foco

IA quântica: a revolução da inteligência artificial

A ‘computação quântica’ tem-se assumido como uma expressão da moda na indústria da tecnologia há anos, mas as suas potenciais aplicações vão muito além da solução de problemas matemáticos complexos. Em tempos de ChatGPT e Bard, surge a IA quântica, com os especialistas a acreditar que estamos perante uma grande mudança no campo da inteligência artificial.

O tema da computação quântica tem vindo a despertar interesse há décadas, nomeadamente pelo seu potencial para resolver problemas que estão para além das capacidades dos computadores, digamos, normais. Agora, com o advento da inteligência artificial, surge o termo ‘IA quântica’, um novo tipo de IA que combina os princípios da computação quântica com algoritmos de aprendizagem de máquina. Ao contrário da inteligência artificial ​​clássica, que usa dígitos binários (bits) para representar informações, a IA quântica usa bits quânticos (qubits) que podem existir, de forma simultânea, em vários estados.

Assim, uma das principais características diferenciadoras da IA quântica é a forma como processa a informação. Enquanto a clássica usa bits que só podem existir em dois estados (0 ou 1, o que significa que só pode realizar um cálculo de cada vez), a quântica usa qubits que podem, ao mesmo tempo, existir em múltiplos estados – isto permite executar vários cálculos em paralelo, tornando-a mais rápida e eficiente que a IA tradicional.

Além disto, a IA quântica é apontada como mais adequada para problemas que envolvem uma grande quantidade de dados ou interacções complexas entre variáveis. Por exemplo, pode ser usada para simular reacções químicas complexas ou optimizar sistemas de larga escala. Nestes casos, a IA clássica “esforça-se” para encontrar a solução ideal, enquanto a quântica encontra a melhor solução, de forma mais rápida e eficiente.

Onde pode a IA ​​quântica ser aplicada?
A IA quântica tem o potencial de revolucionar um largo espectro de indústrias e aplicações. Por exemplo, pode ser usada para melhorar a eficiência da gestão de uma cadeia de abastecimento, desenvolver novos medicamentos e tratamentos para doenças ou até mesmo ajudar a prevenir fraudes financeiras. Aliás, no campo financeiro, a IA quântica pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados em tempo real, ajudando a detectar transacções fraudulentas antes mesmo que elas ocorram. No campo da saúde, pode ser usada para simular as interacções entre diferentes medicamentos, ajudando a estabelecer os tratamentos mais eficazes para uma determinada doença.

Os desafios da IA quântica
Embora seja consensual, entre os especialistas, que a IA quântica tem potencial para revolucionar o campo da inteligência artificial, também há muitos desafios que precisam de ser superados: um dos maiores é a dificuldade de criar e manter um sistema quântico estável. Os computadores quânticos são muito sensíveis ao ambiente que os rodeia: mesmo pequenas mudanças de temperatura ou interferências electromagnéticas podem tornar o sistema instável.