brand.IT

Procura um carro usado elétrico? Descubra estas 7 dicas

Mike B/Pexels

Com o aumento do preço dos combustíveis fósseis, muitos portugueses optam por comprar um carro elétrico usado. Além disso, o desejo de contribuir para a proteção do meio ambiente, leva muitos consumidores a comprarem carros elétricos.

Mas, porquê comprar um carro elétrico usado e não um novo? Simples: o seu preço.

Enquanto estes últimos ainda apresentam valores mais elevados face aos veículos a combustível fóssil da mesma categoria, os veículos elétricos usados apresentam valores interessantes.

Apesar de os veículos elétricos usados serem uma excelente opção, é importante que tenha alguns cuidados com a sua compra. Assim, garante que está a fazer um bom investimento.

7 cuidados a ter ao comprar um carro elétrico usado

À semelhança do que acontece com a compra de um carro usado a combustível fóssil, comprar um carro usado elétrico requer alguns cuidados. Saiba quais são.

1. Procure um local de confiança que venda carros elétricos usados

Antes de mais nada, é importante procurar um local de confiança para comprar o seu carro usado elétrico. Deste modo, evita maus negócios ou constrangimentos que podem tornar a experiência de compra desagradável.

No Pisca Pisca, motor de busca de carros usados com garantia certificada, distinguido com o Prémio Cinco Estrelas na categoria de “Plataforma de Classificados – Automóveis”, pode encontrar num total de 40.000 viaturas registadas, os modelos de carros elétricos usados com todas as informações necessárias, bem como as condições de financiamento e compra.

2. Postos de carregamento

Deve ter em conta que comprar um carro elétrico usado envolve uma mudança de hábitos, sobretudo se vai trocar um carro a combustível fóssil pelo sistema elétrico.

Por isso, antes de avançar com a compra de um carro elétrico, verifique os postos de carregamento perto da sua zona de residência ou trabalho. Assim, saberá onde é que pode carregar o seu veículo.

3. Estado da bateria

Tal como seria de esperar, a bateria é o principal componente dos carros elétricos. Por isso, deve garantir que a autonomia do carro é de, pelo menos, 80% do valor anunciado.

Caso a bateria apresente algum desgaste, isso pode ser sinal de que, mais tarde ou mais cedo, terá de ser trocada. Mas, como é que se pode confirmar o estado da bateria dos carros usados elétricos?

Alguns veículos têm a funcionalidade de ver o estado da bateria, no entanto, caso não seja possível, peça ao vendedor para facultar essa informação.

4. Garantia da bateria

Por norma, as baterias têm um período de garantia maior do que o veículo em si. Portanto, ao comprar um carro, verifique se a bateria ainda se encontra no período de garantia. Afinal, este é o componente mais caro de um carro elétrico.

5. Estado geral do carro elétrico usado

À semelhança do que acontece com os carros a combustível fóssil, é importante saber em que estado se encontra o veículo elétrico que quer comprar.

Além do estado da bateria, avalie os aspetos relacionados com o exterior e o interior, o desgaste dos pneus, o estado dos travões, entre outros.

6. Test-drive

Depois de avaliar todos os aspetos do carro, deve, sempre que possível, realizar um test-drive. Deste modo, consegue perceber como é a performance do veículo que quer adquirir.

Se estiver indeciso, este teste permite-lhe saber qual o carro que lhe proporciona a melhor experiência de condução e, assim, fazer uma melhor escolha.

7. Incentivos para a compra de veículos elétricos

Por último, mas não menos importante, informe-se sobre eventuais apoios que possam existir para a compra ou outros apoios relacionados com os veículos elétricos, como por exemplo, o usufruto de estacionamento gratuito em zonas específicas de algumas cidades com a apresentação do dístico verde.

Outros pontos a considerar ao comprar um carro usado elétrico

Além dos aspetos referidos anteriormente, deve considerar os seguintes pontos:

  • Idade do carro;
  • Averiguar se a bateria é alugada ou não (no caso de ser alugada, mesmo após a compra do carro, terá de continuar a pagá-la);
  • Informar-se sobre a tecnologia usada no motor elétrico (quanto mais antigo for o automóvel, maior é a probabilidade de estar perante um carro que irá deixar muito a desejar);
  • Saber qual é o tipo de bateria que é usada, isto é, se é hidreto de níquel ou iões de lítio (é mais duradoura);
  • Uma bateria de 24kWh tem autonomia de 130 km, enquanto uma de 40 kWh já apresenta uma autonomia superior a 200 km;
  • Saber qual é o custo da troca da bateria, para estar prevenido caso seja preciso substituí-la.

Caso tenha dúvidas sobre algum aspeto técnico do carro usado elétrico que quer comprar, não hesite em perguntar a um profissional da sua confiança.

 

2 comentários

  • Hello, everything is going well here and ofcourse every one is sharing data, that’s really excellent, keep up writing.

  • Thank you, I have recently been looking for information approximately this topic for a long time and yours is the greatest I have came upon till now. But, what about the bottom line? Are you sure in regards to the source?

Os comentários estão encerrados.