brand.IT

5 Dicas Para Montar o Local de Trabalho da Sua Empresa

Imagem de Freepik

Uma das chaves de um negócio de sucesso passa por criar um espaço de trabalho confortável e apropriado às dinâmicas e às necessidades da sua empresa. Um local onde os seus colaboradores se sintam em casa e os seus parceiros se sintam bem-vindos.

Os locais de trabalho são um dos garantes do sucesso de uma empresa. É lá que tudo se desenrola, do trabalho quotidiano dos seus colaboradores, que faz crescer a empresa dia após dia, ao aperto de mãos entre parceiros de negócios que sela um excelente acordo para todos. Eis as 5 melhores dicas para criar um escritório orientado para o sucesso empresarial.

Estar Bem Sentado É Meio Caminho Andado

Um dos elementos mais importantes para criar um espaço para a sua empresa são as cadeiras de escritório. Uma boa cadeira, confortável, móvel e ergonómica, é essencial para diminuir a carga física de uma jornada de trabalho de um colaborador sentado cerca de oito horas por dia.

Sabemos do impacto que tem no corpo o tempo que passa sentado em cadeiras rígidas, que não distribuem equitativamente o peso do corpo, que obrigam a uma postura incorreta e a posições incómodas, mesmo perigosas, da coluna vertebral. A exposição a esta situação por um extenso período de tempo aporta riscos até para a saúde do colaborador.

Para evitar esta situação, que leva, naturalmente, à diminuição da produtividade e a uma natural insatisfação de quem se esforça pela empresa, é muito importante encarar as cadeiras de escritório como um investimento crucial para o seu negócio.

Dê prioridade a cadeiras que se adaptem o máximo possível aos diferentes esqueletos, com diferentes opções e níveis de regulação, seja na altura do assento ou na inclinação das costas; aposte em cadeiras com rodinhas para os pequenos deslocamentos naturais no perímetro da mesa de trabalho; não se esqueça de incluir apoios de braços; tenha em consideração a qualidade dos materiais, para uma maior durabilidade; e não descure o design, visto que os olhos também se cansam.

Mesas de Trabalho: Versatilidade É a Chave

Se uma boa cadeira permite a um funcionário suportar 8 horas de trabalho com conforto e tranquilidade, uma boa mesa não lhe fica atrás na importância para uma jornada de trabalho mais produtiva e mais cómoda.

Na verdade, as mesas são o centro do trabalho. É sobre ela que assentam as suas ferramentas laborais-computador, papelada, material de escritório, impressoras e outros- e outros elementos que ajudam a fazer acontecer a magia laboral: o café, as guloseimas, o telemóvel e outros, como, por exemplo, a famosa bolinha antistress.

Nesse sentido, as mesas devem refletir duas coisas: o espaço e a arrumação para acomodar todos os materiais necessários e a versatilidade de utilização para as diversas tarefas necessárias.

A primeira autoexplica-se: para a otimização do trabalho, é necessária uma mesa limpa, organizada e espaçosa. A versatilidade prende-se com o facto de uma mesa poder ser utilizada para as mais diversas finalidades. No mesmo escritório, uma mesa pode servir de secretária de trabalho individual num dia, e servir para se juntar a outras para tarefas em grupo no outro.

Por isso, recomendamos que procure mesas que respeitem um equilíbrio entre a robustez, que garante que não se abana durante o uso, e a leveza para a transportar e rearrumar o escritório de acordo com as necessidades do dia. Além disso, procure mesas com soluções de arrumação integradas e, se possível, compre em quantidade o mesmo modelo, para evitar desníveis incómodos na hora de juntar várias unidades.

Salas e Espaços Multiusos: Hoje Para uma Coisa, Amanhã Para Outra

Se possível, e sempre de acordo com a realidade do espaço que tem disponível, tente criar salas que se adaptem rápida e tranquilamente às várias funções que o seu negócio exige. Com recurso a biombos, aparadores, separadores ou mesmo obras, crie espaços próprios que sirvam diversas ocasiões e funções.

Sobretudo se o espaço que tiver for relativamente curto, opte por soluções de maior maleabilidade e adaptabilidade. As diversas especificidades do seu negócio podem exigir-lhe um auditório hoje, uma sala de conferências amanhã ou um espaço de reuniões para a semana.

De acordo com as funções mais frequentes, construa um ou mais espaços que assegurem o bom funcionamento de todas, seja do ponto de vista das soluções eletrónicas e audiovisuais, da arrumação, da disposição das estações de trabalho ou da privacidade que essas ocasiões poderão requerer.

Pausas Para Aumentar a Produtividade

Preparar e equipar o espaço disponível para estimular e melhorar os períodos de pausa dos seus trabalhadores é uma excelente ideia. As pausas regulares, ao contrário da crença comum, são amigas da produtividade e do sentimento de felicidade no local de trabalho.

Faça por criar espaços comuns onde os colaboradores possam descontrair e desligar-se durante alguns minutos, para que possam voltar mais atentos, concentrados e motivados para as tarefas que têm em mãos. Desta forma, diminuem o stress, melhoram os índices de produtividade e tomam melhores decisões.

Espaços de Diversão: Descontrair É Parte do Processo

Quem diz que as melhores ideias surgem sempre numa secretária e não numa mesa de ping-pong? A verdade é que, nos últimos anos, temos vindo a assistir a uma pequena revolução nos escritórios e nos diversos espaços de trabalho. Nestes locais, sobretudo nos mais modernos, é cada vez mais comum ver espaços de diversão e descompressão.

Mesas de ping-pong, matraquilhos, baloiços, piscinas de bolas, salas de jogos de tabuleiro, consolas e outros elementos fazem hoje parte de muitos escritórios e por uma razão. O conceito de escritório como simples espaço com mesas e cadeiras está caduco porque não estimula os trabalhadores e impõe um ambiente pesado, burocrático e pouco criativo.

Pelo contrário, aquilo que as novas gerações têm trazido aos escritórios tem sido uma cultura de maior informalidade, descontração e proximidade entre os colaboradores. Desta forma, faz com que se sintam em casa, mais relaxados e, consequentemente, mais produtivos. Não se preocupe e não tenha medo na mudança: as melhores empresas do mundo já adaptaram os seus escritórios à nova realidade do mercado de trabalho e a sua não deve ser exceção.