brand.IT

Cinco razões para escolher o renting automóvel para a sua empresa

why-kei-8e2gal_GIE8-unsplash

Gerir uma empresa em 2024 não é fácil. Para além de questões relacionadas com a gestão do negócio em si, o contexto empresarial moderno exige soluções a vários outros níveis, desde a publicidade nas redes sociais até à cibersegurança.
Outra questão central é a mobilidade, ou que respostas tem uma empresa para permitir que os seus funcionários se desloquem de um sítio para o outro. Se este é um problema atual no seu negócio, nós temos a solução: o renting automóvel!

O que é o renting automóvel?

O renting automóvel é uma forma de aluguer de carros em que o cliente tem acesso a todas as vantagens de ter um automóvel mediante o pagamento de uma mensalidade. De certa forma, consiste em subscrever um carro em vez de comprar um carro.
O renting para empresas é uma subcategoria do renting automóvel especialmente dedicada a pequenas e médias empresas que procuram desenvolver a mobilidade das suas operações internas. Com o renting automóvel, qualquer empresa tem acesso a uma frota de carros modernos mediante um custo mensal previsível. Mas será esta uma alternativa superior à compra de carro?
Abaixo, fique com as cinco melhores razões para escolher o renting de carros para a sua empresa:

1: Menos responsabilidade

Comprar carro não é só acerca de dinheiro. A maioria dos condutores portugueses sabe que ter carro não é apenas uma despesa, mas sim uma responsabilidade. Para além das ocasionais visitas ao mecânico e check-ups frequentes, essenciais para a segurança da viatura, um carro também exige inspeções regulares (pelo menos uma vez por ano) e o pagamento de impostos como o IUC e o ISV.
Com o renting de carros, todas estas responsabilidades ficam não a cargo da sua empresa, mas da empresa que disponibilizou os automóveis. Basta pagar uma mensalidade para ter acesso a uma viatura que já vem com seguro contra todos os riscos incluído, tem todos os impostos pagos, e beneficia de inspeções e reparações gratuitas.
Por outras palavras, os seus funcionários vão deixar de se preocupar com questões irrelevantes como a reparação das suas viaturas para se concentrarem no que mais interessa: ter um contributo positivo para a empresa.

2: Carros modernos, sempre

Um dos maiores problemas de comprar carro para uma empresa relaciona-se com a expansão rápida do mercado automóvel. A introdução de veículos elétricos, que inspirou muitas empresas a renovar as suas frotas, é apenas um exemplo. Naturalmente, fazer a transição de uma frota de veículos ultrapassada para uma nova coleção de carros modernos custa muito, muito dinheiro…
Felizmente, as pequenas e médias empresas portuguesas podem contar com o renting automóvel para ter carros modernos sempre e sem gastar uma fortuna! Como os contratos de renting são relativamente curtos, os clientes têm a opção de mudar para um carro mais recente a qualquer momento. Desta forma, empresários conseguem com facilidade assegurar que os seus funcionários conduzem apenas carros eficientes e seguros.
Para além da vantagem óbvia do acesso a carros modernos sem um custo acrescido, ter uma frota de viaturas recentes e bem cuidadas contribui positivamente para a imagem de qualquer negócio.

3: Gestão de custos

Numa empresa, nem sempre é possível prever quanto se vai gastar em custos. Comprar carro certamente contribui para este problema: tanto pode correr tudo bem, como pode ter de gastar milhares de euros numa reparação inesperada ou numa multa imprevisível—resumindo, aspetos que estão fora do seu controlo. Com o renting automóvel, contudo, as suas despesas mensais em carros são sempre constantes.
Como só tem de pagar pela mensalidade e não por nenhum imposto, seguro, ou reparação mecânica, a gestão de custos fica muito mais fácil. Com o renting, é finalmente possível prever com exatidão quanto é que a sua empresa vai gastar em carros a cada mês.

4: Maior flexibilidade

O renting automóvel é ideal para pequenas e médias empresas, mas também pode ser crucial para empresas emergentes, start-ups, ou até freelancers. Como os contratos de aluguer são limitados, o renting de carros é a solução perfeita para empresários que ainda não sabem muito bem como o seu negócio vai crescer, mas precisam de acesso a uma ou mais viaturas o quanto antes.
Por permitir este nível de flexibilidade, o renting de automóveis para empresas é a solução ideal para empreendedores que estão apenas a começar e ainda não se querem comprometer com a compra de um carro.

5: Escalabilidade

Inspirado no termo inglês scalability, escalabilidade refere-se à capacidade que algo tem para mudar em tamanho ou escala. No contexto de uma empresa, escalabilidade concerne as condições que um negócio tem para se tornar maior, atingir novos mercados, e suportar custos adicionais.
O renting automóvel é ideal para assegurar que uma empresa se mantém “escalável” porque permite que qualquer frota seja aumentada muito rapidamente e sem grandes custos acrescidos; basta contactar o seu provedor automóvel e pagar pela mensalidade de mais carros!