O impacto dos dados nas marcas
A verdade é que, juntamente com os benefícios da Internet, foram introduzidas fortes preocupações com a privacidade do consumidor, pois os empreendedores impulsionaram o seu marketing e publicidade com dados de consumidores anteriormente privados e muito pouca segurança em torno desses dados. A Internet ajudou os empreendedores a entender melhor as suas perspectivas, mas a exploração de dados nem sempre foi boa para a percepção das marcas. Um relatório da McKinsey menciona que todos os sectores, incluindo financeiro e saúde, receberam uma taxa de confiança inferior a 50%. A ausência de confiança vem da escala de algumas violações de dados muito recentes.
Um dos principais debates sobre a Web 3.0 aborda uma questão: quem será o “dono” desta próxima versão da Web? Alguns especialistas destacam para o papel da descentralização, registos distribuídos e blockchain no regresso do controlo e propriedade dos dados aos utilizadores, enquanto outros questionam o envolvimento de capitais de risco em projectos da Web 3.0.
Por sua vez, a Spatial Web Foundation está altamente optimista sobre o poder da Web Espacial para realizar o potencial de tecnologias como IA, realidade aumentada e realidade virtual (AR/VR), Internet das Coisas (IoT), blockchain, robótica e 5G, desde que sejam estabelecidos formatos, linguagens e padrões de protocolo universalmente padronizados.
A Fundação argumenta que, na Web Espacial, os utilizadores podem ter propriedade e dados digitais – incluindo manter o controlo dos dados quando saem de um fornecedor de serviços – e escolher com quem partilhar esses dados, enquanto uma identidade digital descentralizada ajudará a eliminar a troca e verificação dos tradicionais dados pessoais usados no processo de realizar transacções. A interoperabilidade garantirá que, tanto utilizadores, como activos, possam mover-se perfeitamente entre os ambientes, enquanto a validação em tempo real e os registos certificáveis ajudarão a estabelecer confiança.
Uma nova economia de dados
A tecnologia que sustenta a Web Espacial incluirá, de acordo com a Fundação, uma camada de “interface espacial”, incorporando periféricos como auscultadores AR/VR e óculos inteligentes; uma camada de interface física, com computação incorporada em objectos como sensores, wearables, robótica e outros dispositivos IoT; uma camada de lógica cognitiva que modela e imita os processos de pensamento humano, permitindo contratos inteligentes, aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda, redes neurais, IA e computação quântica e uma camada de dados distribuídos com dispositivos e aplicações que participam de blockchains e registos distribuídos.