Em Foco

Web3: a soberania do utilizador

Num mundo já por si hiperconectado, chega a ser complicado imaginar que há especialistas a defender que a Internet precisa urgentemente de uma enorme remodelação. Mas há. E muitos. Aliás, é precisamente esta omnipresença do mundo virtual que levou cada vez mais profissionais a trabalharem no que chamam de «nova era» da Internet. A Web3.

Na realidade, as tecnologias potenciadas pela Web3 são as inovações que, na realidade, já conhecemos: realidade aumentada e virtual, rede avançada (por exemplo, 5G), geolocalização, dispositivos e sensores da Internet das Coisas, tecnologia de contabilidade distribuída (por exemplo, blockchain) inteligência artificial e aprendizagem de máquina.

A Deloitte refere que, por mais futurista que pareça, as aplicações iniciais da Web3 já estão aqui. Agora, é a hora de os líderes entenderem o que é que esta próxima era da computação implica, como pode transformar os negócios e como pode criar novo valor à medida que se desenvolve. «A linha outrora nítida entre os mundos digital e físico já começou a confundir-se. Hoje, ouvimos falar de cirurgiões que experimentam modelos anatómicos holográficos durante procedimentos cirúrgicos. Os trabalhadores da indústria, manutenção e armazéns estão a medir ganhos de eficiência significativos através do uso da Internet das Coisas (IoT) e realidade aumentada. As cidades estão a criar imagens totalmente digitais em 3D de si mesmas, ajudando a melhorar a tomada de decisões e o planeamento de cenários». Ainda assim, a Deloitte defende que há uma sensação de que ainda não estamos “lá”.

Impacto será a dez anos
Para a consultora, as aplicações de tecnologia de hoje são apenas vislumbres do mundo emergente da Web Espacial: «Dizemos de ‘espacial’, porque a informação digital existirá no espaço, integrada e inseparável do mundo físico».

No entender da Deloitte, embora as estimativas prevejam que a plena realização da Web Espacial possa demorar cinco a dez anos, muitas aplicações em estágio inicial já estão a gerar uma vantagem competitiva significativa. «Ao melhorar amplamente as interacções intuitivas e aumentar a nossa capacidade de fornecer experiências altamente contextualizadas – tanto para empresas quanto para consumidores – a era da Web Espacial gerará novas oportunidades para melhorar a eficiência, a comunicação e o entretenimento. Para líderes com visão de futuro, isso criará um novo potencial de vantagem comercial e, é claro, novos riscos a serem monitorizados».

Assim, nos próximos anos, as estratégias de negócios e os comportamentos do consumidor evoluirão em torno da capacidade crescente da Web Espacial de fornecer interacções intuitivas com informações altamente contextuais e personalizadas. A maioria das empresas não vai criar sua própria Web Espacial: participarão nela à medida que se for tornando a próxima grande era da computação, como os recursos da Web 2.0 impulsionaram novos comportamentos e formas de trabalho móveis. «Muitos líderes empresariais podem ter a impressão de que essa evolução está longe demais para merecer atenção. No entanto, há acções importantes a serem tomadas hoje para preparar, beneficiar e moldar esta nova era à medida que ela se desenrola. Embora os melhores pontos de entrada possam variar de acordo com o segmento da indústria, as seguintes acções serão benéficas para a maioria».