Opinião

Proteger as organizações em qualquer lugar

Artigo de Opinião de Ricardo Maté, Diretor Geral da Sophos Iberia

O teletrabalho veio para ficar: de acordo com a Gartner, 74% das empresas prevê manter alguns colaboradores a trabalhar de forma remota após o final da pandemia. Ao mesmo tempo, os recursos de que as pessoas necessitam para trabalhar estão também em localizações diversas: em servidores no escritório; em aplicações baseadas na Cloud como Office 365 ou Salesforce; e em ambientes de Cloud pública ou privada em Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure.

As equipas de TI estão responsáveis por proteger todos os utilizadores e todos os recursos, independentemente de onde estejam; no entanto, os “maus da fita” continuam a encontrar formas melhores e mais subversivas de atacar as organizações à medida que estas se tornam cada vez mais virtuais.

Proteger as empresas, independentemente da localização das suas pessoas e recursos, requer uma conectividade segura (para que se possa aceder aos recursos a partir de qualquer local); proteger os dispositivos utilizados para fazer essas ligações; proteger os recursos a que os utilizadores precisam de aceder, na Cloud ou na rede local; e uma gestão simples, para que as equipas de TI possam lidar com esta distribuição de pessoas e ativos sem ficarem sobrecarregadas.

A Sophos oferece um portefólio completo de produtos de segurança de próxima geração equipados com as capacidades de proteção mais avançadas. Tudo é gerido através de uma única plataforma de segurança web, diminuindo os encargos administrativos e permitindo às equipas de TI garantir a segurança a partir de qualquer local.

“Proteger as empresas, independentemente da localização das suas pessoas e recursos, requer cibersegurança de próxima geração.”

A Sophos oferece soluções tradicionais de VPN (Sophos Connect VPN + Sophos Firewall) que ligam os colaboradores remotos ao escritório e aos recursos na Cloud de forma segura e fácil de implementar; ou alternativas como o ZTNA (Zero Trust Network Access). Esta opção permite aos utilizadores conectar-se aos recursos corporativos de forma simples e transparente, mas aumentando a segurança porque verifica constantemente o utilizador (com autenticação multifator e um fornecedor de identidade), bem como a saúde e conformidade do dispositivo.

O Sophos Intercept X oferece a melhor proteção do mundo a todo o tipo de dispositivos e plataformas, através de múltiplas camadas de tecnologia que detêm os atacantes em diversos pontos da cadeia. Incui proteção contra ransomware, IA com deep learning que deteta os ataques antes de acontecerem, tecnologia anti-exploits e uma proteção fundacional que detém também ataques conhecidos. Também as capacidades de Deteção e Resposta Endpoint (EDR) e de Resposta Gerida a Ameaças (MDR) da Sophos são fundamentais para, respetivamente, o processo de threat hunting e a monitorização de ameaças 24/7.

O Sophos Intercept X for Server protege ambientes de trabalho na Cloud, no local ou híbridos, garantindo que os dados e cargas de trabalho estão totalmente seguros, bem como a rede onde se encontram, de forma a manter longe os intrusos. Os ataques mais avançados podem ser detidos e tudo é gerido de forma centralizada, numa única consola, incluindo cenários mistos em que os atacantes se dirigem aos servidores físicos e na Cloud ao mesmo tempo. Também o Sophos Cloud Optix, a solução de gestão da postura de segurança Cloud, oferece a visibilidade necessária para a proteção das empresas, com segurança integrada, priorização de custos e otimização de riscos.

Estes são apenas alguns exemplos da oferta completa da empresa, que permite uma gestão centralizada através da Sophos Central para que tudo esteja num único lugar e com visibilidade máxima. A plataforma correlaciona dados dos diversos serviços e permite tirar conclusões sobre a segurança no geral, permitindo às organizações um luxo nos dias de hoje: a tranquilidade de saber que contam com a melhor cibersegurança do mundo.