NacionalNotícias

Equinix: 42% das empresas nacionais reestruturaram a infraestrutura de TI para acelerar a digitalização

O estudo revela ainda que 62% dos líderes em Portugal espera mudanças de longo prazo em relação ao local e modo de trabalho.

Freepik

A Equinix anunciou os resultados do seu estudo global anual Global Tech Trends Survey 2021 que inquiriu 2600 decisores em 26 países, incluindo Portugal.

O relatório revelou 42% das empresas portuguesas reestruturaram a sua infraestrutura de TI «para
responder ao aumento do trabalho remoto e híbrido, reforçando os orçamentos de TI para
acelerar a transformação digital».

Além disso, 46% dos inquiridos afirmaram ter acelerado os seus planos de transformação digital devido à pandemia, enquanto 38% dos inquiridos em Portugal revelaram que os seus orçamentos foram incrementados para satisfazer o rápido crescimento da procura digital.

Metade das empresas inquiridas em Portugal tenciona expandir-se para novas regiões, países ou áreas metropolitanas, apesar das disrupções provocadas pela pandemia e 62% dos líderes digitais em Portugal acreditam que haverá mudanças de longo prazo em relação ao local e modo de trabalho das pessoas dentro das organizações.

Mais da metade (53%) dos líderes digitais portugueses disseram que reviram a sua estratégia de TI na sequência da COVID-19 e 52% dos inquiridos mostrou intenção de investir em tecnologia. Questionados sobre quais eram as maiores prioridades da sua organização em termos de estratégia digital, 79% dos entrevistados portugueses confessaram que a digitalização da sua infraestrutura de TI era uma prioridade de topo, com quase dois terços (65%) a considerar a interconexão como um facilitador fundamental da transformação digital e 47% a confirmar que a interconexão é fundamental para a sobrevivência da sua organização.

«Este estudo confirma que a transformação digital é uma prioridade para a grande maioria dos líderes digitais no nosso país, bem como em todo o mundo. A COVID-19 acelerou a transformação digital das organizações em Portugal e muitas delas reforçaram os seus orçamentos de TI para fazer face ao rápido crescimento do digital. A maioria dos decisores de TI em Portugal concorda que a interligação é um facilitador fundamental da
transformação digital e que irá ajudar a enfrentar os desafios decorrentes da pandemia», salienta Carlos Paulino, director geral da Equinix em Portugal.