NacionalNotícias

Critical Software lança iniciativa para contratar pessoas com autismo

O programa pretende adaptar o processo de contratação e formação para alargar a base de talento a pessoas com autismo/Asperger.

Critical Software

A Critical Software anunciou o Programa de Neurodiversidade para integrar de pessoas com autismo e assim  enriquecer a sua equipa. O objectivo da iniciativa «é encontrar pessoas com motivação para a área tecnológica e que possam integrar, a partir de Outubro, equipas de testes e desenvolvimento de software, segurança informática e consultoria de TI».

As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 9 de Julho e qualquer e podem candidatar-se e pessoas maiores de 18 anos com diagnóstico confirmado de autismo/Asperger, interesse pela área tecnológica e conhecimentos base de Inglês.

Os candidatos seleccionados terão acesso a um programa formativo com a duração de 5 semanas que decorrerá em Setembro e será centrado nas exigências do sector das tecnologias de informação (TI), metodologias ágeis e competências comportamentais.

A iniciativa é o primeiro projecto em Portugal da Specialisterne, empresa dinamarquesa especialista na capacitação de pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) no mercado tecnológico.

João Carreira, director executivo e responsável pelo Programa de Neurodiversidade da Critical Software: «Na Critical Software procuramos pessoas com diferentes perfis, experiências de vida e competências e foi esse o mote que nos levou a alargar o formato do nosso processo de recrutamento para pessoas neurodiversas. Este programa visa contribuir para aumentar a produtividade e eficiência da empresa, bem como fortalecer os actuais colaboradores, preparando-os para melhor comunicar, pensar e desenvolver projetos, integrando diferentes formas de pensar e de aplicar o conhecimento. Tornar-se-ão, portanto, mais fortes para lidar com as diferenças».