Em Foco

Os desafios de uma saúde (cada vez mais) digital

As organizações de saúde, públicas e privadas, continuam a lutar para responder à pandemia da COVID-19 e adaptar as suas operações para cumprir outros aspectos da sua missão de assistência. No entanto, há que começar a definir e preparar o futuro deste sector no meio de incertezas económicas, reguladoras e sociais. Como será o panorama pós-COVID-19?

Tom Claes/Unsplash

Bons exemplos são para ficar
Durante os picos da pandemia, os sistemas de saúde aumentaram drasticamente a velocidade das suas tomadas de decisão para enfrentar desafios como a escassez de equipamentos de protecção individual, a alta utilização de camas em unidades de terapia intensiva e protocolos para tratar pacientes com segurança e proteger a equipa.

Na conferência organizada pela Scottsdale, os directores de tecnologias de informação falaram ainda que a urgência da crise também levou à rápida experimentação de novas formas de gerir processos clínicos e operacionais. No calor do momento, os sistemas de saúde «desenvolveram novas maneiras de fazer teletrabalho, implementaram o uso de chatbots para responder às perguntas e preocupações dos pacientes e colaboraram entre as organizações para coordenar o atendimento em uma região».

Estes avanços na velocidade de tomada de decisão e na capacidade de experimentação não devem ser colocados de lado após a pandemia esvanecer, defende Edgar Silva. Segundo o consultor, os sistemas de saúde devem procurar cimentar esses ganhos nas capacidades organizacionais. «Mesmo sem uma crise para impulsioná-los, os sistemas de saúde devem rever a melhor forma de identificar e conduzir experiências com novas tecnologias digitais de saúde de maneira rápida e eficiente e como tomar essas decisões rapidamente, garantindo que sejam ponderadas e apoiadas politicamente».

Aliás, a aceleração tem sido a forma de impacto mais notável da pandemia na estratégia digital dos sistemas de saúde. Antes, releva o consultor, a maioria dos sistemas de saúde tinha pequenas iniciativas de telessaúde e implementava aplicações para apoiar o atendimento baseado em valor, aumentar a integração entre os ambientes de atendimento, melhorar a experiência do paciente por meio da implementação de uma “porta de entrada digital” e reduzir os custos. «O prazo para realizar essas iniciativas será agora significativamente reduzido; o que poderia levar dez anos para ser realizado agora levará três anos». Esta aceleração da estratégia digital induzida por uma pandemia foi, de resto, observada em vários sectores.

Uma melhoria do antigo normal
Tendo conquistado o seu campo de batalha na linha de frente durante o aumento da COVID-19, os profissionais de TI da saúde tiveram que dimensionar a telessaúde e o teletrabalho rapidamente e fornecer as análises necessárias para que os sistemas de saúde conseguissem fazer a gestão do impacto do surto nas operações clínicas.

«Embora esta crise de saúde pública tenha tragicamente custado vidas, meios de subsistência e o nosso senso de normalidade, ainda temos o poder de moldar o que vem a seguir. A COVID-19 forçou os líderes de saúde e médicos a agirem com mais rapidez, trabalharem com mais inteligência e adoptarem uma abordagem mais focada na tomada de decisões do que nunca», argumenta Amadeo Duarte. «As soluções e tecnologias de saúde digitais desempenharão um papel crucial no difícil trabalho de optimizar processos e sistemas para maior eficiência, viabilidade financeira e melhores resultados. Por meio dessa ruptura inesperada do ‘status quo’, há uma tremenda oportunidade de criar um novo normal que é uma melhoria significativa em relação ao antigo normal».

As tecnologias que impulsionam a saúde
… e uma vez mais, a cloud. Segundo a Forbes, a infra-estrutura em nuvem permitiu que as entidades de saúde implantassem rapidamente hospitais de campanha e movessem os serviços para onde poderiam ser administrados com mais segurança. Além disso, a nuvem permitiu um movimento mais simplificado de registos clínicos entre sistemas de registos médicos distintos.

Nos últimos anos, mais organizações de saúde estão a migrar para a nuvem. De acordo com um relatório da West Monroe Partners, das organizações de saúde pesquisadas, 35% mantinham mais de metade dos seus dados ou infra-estrutura na nuvem. «Isso reflecte o desejo das organizações de saúde em reduzir os custos de TI e melhorar o acesso aos dados, lê-se no documento publicado na Forbes.