NotíciasSegurança

Projecto No More Ransom celebra quatro anos de luta contra o ransomware

O site da iniciativa já teve mais de quatro milhões de visitantes provenientes de 188 países.

nicescene/Freepik

O No More Ransom (NMR) foi lançado em 2016 pela Polícia Nacional Holandesa, pela Europol, McAfee e Kaspersky para ajudar as pessoas e empresas a não focarem reféns dos cibercriminosos. Hoje o projecto conta com 163 parceiros em todo o mundo, tem diversas ferramentas de desencriptação e consegue decifrar 140 tipos diferentes de ransomware.

O NMR está disponível em 36 línguas com o objetivo de ajudar o maior número de pessoas possível e desde que a iniciativa existe já teve mais de quatro milhões de visitantes provenientes de 188 países. «Estima-se que, durante este período, tenham sido evitados pagamentos no valor de 600 milhões de dólares em resgates», salienta a empresa de cibersegurança de origem russa, em comunicado.

Segundo a Kaspersky, nos últimos dois anos, os decryptors  ou descodificadores da empresa, publicados no site do NMR, foram descarregados mais de 216 mil vezes e entre os  mais populares estão o  WildFireDecryptor e o CoinVaultDecryptor.

«O sucesso da iniciativa No More Ransom é algo partilhado, que não pode ser alcançado apenas pela aplicação da lei ou pela indústria privada. Ao unir forças, aumentamos a nossa capacidade para enfrentar os cibercriminosos, dificultando o seu objectivo em prejudicar pessoas, empresas e infraestruturas críticas», diz Fedor Sinitsyn, especialista em segurança da Kaspersky.

«Os utilizadores têm que evitar, em primeiro lugar, tornarem-se vítimas de ataques, podendo aceder a muitas dicas de prevenção relevantes no site No More Ransom. É também fundamental que as vítimas que são apanhadas por estes ataques não paguem os resgates e contactem a polícia com a maior brevidade possível», acrescenta o responsável.