NacionalNotícias

Startup portuguesa The Loop Co. inicia actividade em Espanha

O projecto de reutilização de manuais escolares chega a todo o território espanhol numa parceria com a rede de correios.

A plataforma da Book in Loop, que nos últimos anos deu uma nova vida a mais de 300 mil livros em Portugal, está agora disponível em território espanhol sendo este o primeira fase de internacionalização da The Loop Co., startup de Coimbra e que desenvolve projetos na área da economia circular, inovação social e tecnológica.

Criada em 2016, a Book in Loop surgiu como uma solução inovadora que tem ajudado famílias portuguesas e que está em Espanha continental com mais de 1000 lojas da rede Corréos, onde é possível entregar os livros para serem vendidos na plataforma.

Ricardo Morgado, cofundador da The Loop Co., explica o motivo da escolha do país vizinho para o primeiro passo nos mercados internacionais: «Cedo percebemos que a problemática dos manuais escolares era idêntica em Portugal e Espanha: os livros são caros, são trocados com alguma frequência e as opções de reutilização são limitadas localmente. Pelas semelhanças entre os dois mercados, sempre foi um objetivo da The Loop Co. expandir a acção da Book in Loop para o país vizinho. É um passo que há muito esperávamos e que, a par de ajudar as famílias, reforça a nossa missão de promover um mundo cada vez mais sustentável».

O projecto arrancou em Julho com um bom feedback como explica o responsável: «Na primeira semana em Espanha, tivemos mais de 17 mil visitas, mais de 850 vendas e 700 reservas criadas. Ainda é cedo para antecipar balanços, mas são números fantásticos que parecem mostrar, para já, que os consumidores em Espanha entendem e gostam da nossa proposta de valor».

A startup espera assim atingir a meta dos 50 mil livros trocados já em 2020, que se traduzirá «numa poupança de cerca de 600 a 750 mil euros para as famílias espanholas».