InternacionalMercadoNotícias

Receitas da Lenovo crescem 7% no primeiro trimestre

A fabricante continua a liderar o mercado mundial de computadores.

A Lenovo anunciou os resultados do primeiro trimestre, que terminou a 30 de Junho de 2020, e em que alcançou receitas de 13,3 mil milhões de dólares (cerca 11,2 mil milhões de euros)  e registou um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A receita antes de impostos cresceu 38% em comparação com o primeiro trimestre de 19/20 para 332 milhões de dólares (cerca de 280 milhões de euros), enquanto a receita líquida também aumentou 31% em comparação com o ano anterior para 213 milhões de dólares (cerca de 180 milhões de euros).

O Intelligent Devices Group (IDG) da Lenovo continua a liderar o forte desempenho da empresa. Dentro deste segmento, a unidade de PC e Smart Devices Group  aumentou a receita em dois dígitos no último ano para 10,6 mil milhões de dólares (cerca de 9 mil milhões de euros). A Lenovo conseguiu manter a sua posição de liderança no mercado mundial de computadores e tablets.

Da mesma forma, houve um forte crescimento anual (45%) na receita de negócios de consumo em todo o mundo. Impulsionada por esses sucessos, a receita cresceu 30% na EMEA e 18% na China.

A empresa destaca, em comunicado, que «o negócio de e-commerce por todo o mundo teve um crescimento anual da receita em mais de 50%».

A segunda unidade de negócios do IDG, o Mobile Business Group, sofreu um maior impacto devido à COVID-19 e as receitas diminuíram apesar do volume de negócios ter melhorado em alguns mercados da América Latina, América do Norte e Europa. A Lenovo não avançou números mas revela que apesar do decréscimo, o segmento teve uma melhor desempenho que no trimestre anterior tendo crescido 33%.

Já no caso do Data Center Group (DCG), o segmento retomou crescimento, com a receita a aumentar quase 20% para 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1,35 mil milhões de euros)  face ao período homólogo. O fornecimento de serviços em cloud cresceram mais de 30% no último ano, em parte derivado da procura de infraestrutura de cloud pública devido à  COVID-19. As áreas de infraestrutura e serviços definidos por software (Software Defined Infrastructure and Services) e computação de alto desempenho (High-Performance Computing) cresceram também a dois dígitos.

Por outro lado, a receita de software e serviços cresceu 38% em relação ao período homólogo, para mais de mil milhões de dólares, correspondendo a cerca de 7,6% da receita do grupo. A receita de IoT inteligente cresceu 39% face ao período homólogo, a infraestrutura inteligente cresceu 16% e os verticais inteligentes aumentaram 65%, impulsionada por soluções Smart City na China e soluções Smart Healthcare na América do Norte. O Attached Service cresceu 32% face ao ano anterior, o Managed Service, que inclui dispositivo como serviço, cresceu 48% no último ano e o solutions cresceu, anualmente, 54%.

Yang Yuanqing, presidente e CEO da Lenovo, mostrou-se satisfeito com os resultados: «O nosso excelente desempenho no último trimestre prova que a Lenovo recuperou rapidamente o impulso após o impacto da pandemia e está a conquistar as novas oportunidades que surgem do trabalho remoto, educação e digitalização acelerada».