Além Fronteiras

Dynatrace reinventa Gestão de Desempenho de Aplicações

Monitorização de cloud, contentores de código aberto, medição de desempenho e melhorias na experiência do utilizador foram os temas em destaque na conferência anual Perform 2020 que a Dynatrace realizou em Las Vegas. Tudo isto alavancado com tecnologias de inteligência artificial.

Tudo isto é possível devido ao facto de o Davis, o mecanismo de inteligência artificial, poder “ingerir” automaticamente eventos e métricas do Kubernetes, além de descobrir, implementar e mapear as tecnologias de contentores heterogéneos no Kubernetes.

Segundo a empresa, isso facilita até os maiores e mais diversos ambientes de contentores para implementar e gerir na transição para ambientes nativos da nuvem. «À medida que as organizações aumentam os aplicações e micro-serviços Kubernetes em produção, a natureza dinâmica e distribuída desses ambientes torna praticamente impossível entender e gerir apenas a olhar métricas e painéis», disse Steve Tack, vice-presidente sénior de gestão de produtos.

A importância dos KPI
As equipas empresariais, de desenvolvimento e TI trabalham cada vez mais em conjunto para melhorar o desempenho do negócio. Para fortalecer essa sinergia, a Dynatrace adicionou recursos de análise de KPI e detecção de anomalias ao módulo Digital Business Analytics. Dessa forma, não apenas são mostrados os dados críticos que permanecem ocultos nos sistemas, mas também as empresas obtêm as respostas necessárias para agir de acordo, antes que os negócios sejam afectados.

Por meio da inteligência artificial, o Digital Business Analytics processa dados gerados pela empresa, como fluxos de receita, perda e conversão de clientes, movimentação de funcionários e serviços e métricas da própria organização. Quando é detectada uma irregularidade que pode ter um impacto negativo no negócio, são emitidos alertas automáticos em tempo real, para que as equipas identifiquem e resolvam os problemas de maneira proactiva.

Também permite a integração de ferramentas de análise da Web, como o Adobe Anaytics, para usar critérios de segmentação e criar visualizações semelhantes nas soluções Dynatrace. Dessa forma, garante a empresa, é possível optimizar a experiência do cliente, bem como a funcionalidade das aplicações.

Ao som de Vanilla Ice
Como é que tudo isto foi transmitido aos participantes no Perform? Com a ajuda do audaz Dave Anderson, vice-presidente de marketing da Dynatrace que reescreveu uma música de Vanilla Ice: Ice, Ice, Baby passou a Full Stack Baby, para provar que a tecnologia APM mais desconhecida é igualmente essencial e até mais importante que algumas ‘buzzwords’ que geralmente atraem toda a atenção.

Num mundo obcecado por chavões de tecnologia, e pela próxima grande novidade, Dave Anderson ofereceu um antídoto e voltou a palco para mais uma canção, desta vez reescrevendo o clássico dos Police, Every Breath You Take: «Every click you take, every swipe you make, every code that breaks, every database, I’ll be watching you».

Como escrevia um colega do The Next Web, a nossa obsessão com a tecnologia vem com uma grande responsabilidade. Mas a observabilidade de ‘full stack’ pode ser vinculada directamente à experiência do cliente e à sua melhor defesa contra as críticas desagradáveis de uma estrela no Yelp, no Google Play ou na Apple Store. Talvez, Dave Anderson estivesse certo, e o full-stack baby seja algo que deva ser cantado.