No evento, Adrián Groba, country manager de Espanha e Portugal da QNAP, destacou os bons resultados da empresa no mercado ibérico, em que a facturação «cresceu 16% no ano de 2025», e referiu que, apesar do «aumento dos preços dos discos rígidos e memória RAM, o volume de negócios não diminuiu» e até «superaram o registado no ano anterior». Sobre o primeiro trimestre de 2026, o responsável avançou que a tecnológica cresceu «39%» e tem boas perspectivas para o resto do ano.
O foco tem sido o segmento enterprise, uma aposta que a QNAP quer reforçar este ano, já que é nesse sector está o «potencial de crescimento». Adrián Groba explicou que o bom desempenho está assente em quatro pilares, sendo o primeiro as funcionalidades enterprise, como «backups offline, protecção imutável dos ficheiros, dupla autenticação e sistemas RAID preparados contra corrupção de dados». Por outro lado, destacou o facto de oferecerem uma solução completa e flexível: «Podemos abordar um projecto completo: servidores, armazenamento, discos e serviços. Além disso, temos a parte das redes. Já não vendemos apenas um produto, mas sim uma solução de infraestrutura completa».
Outro dos elementos fundamentais para o sucesso é «a vertente dos serviços» e, por isso, vão lançar «um serviço de apoio 24 horas por dia, 7 dias por semana, a nível ibérico ainda este ano». Este vai ter «um tempo de resposta de 4 horas» e «6 horas de intervenção on-site». Por último, Adrián Groba referiu «a competitividade e a gestão de projectos», tendo «uma equipa que trabalha para criar confiança e executar projectos de forma adequada».
Um novo paradigma
O country manager revelou que houve «uma mudança de paradigma na forma de trabalhar» da QNAP: «Não queremos lançar produtos, mas sim soluções. Não queremos falar de especificações concretas do hardware, queremos falar de melhoria de serviços para ajudar o cliente nas dificuldades que possa ter. Não queremos falar de capacidade, desempenho e custos, mas sim de funcionalidades e ter um posicionamento como uma solução de resiliência de dados».
Adrián Groba referiu ainda o motivo pelo qual a QNAP oferece uma solução completa de resiliência de dados. «Tem backup ao nível de ficheiro e de bloco, cópias a partir de qualquer dispositivo ou nuvem, imutabilidade, automatização avançada, funciona offline, tem monitorização centralizada e está em simbiose com outras soluções».
Alta disponibilidade
Outra das áreas de aposta da empresa é a continuidade de negócio e Adrián Groba falou do lançamento do QuTS Mega, que deverá estar disponível «no quarto trimestre de 2026». Este é um «sistema operativo de armazenamento» que permite «criar um cluster de nós, até 96 em simultâneo, que funcionam em conjunto para proporcionar uma capacidade até cerca de 90 petabytes, desempenho e continuidade do serviço».
Na área da segurança, o responsável realçou que a empresa, através da equipa PSIRT (Product Security Incident Response Team), se compromete, quando detecta vulnerabilidades, a «publicar informação num prazo de 9 horas, disponibilizar uma solução em 10 horas e garantir a sua completa implementação nos sistemas em 24 horas».
Já no que diz respeito ao tema do momento, a inteligência artificial, a QNAP também tem novidades, como enfatizou o country manager com o lançamento do QAI-h1290FX. Este é um «servidor de armazenamento para cargas de trabalho de LLM privados e IA generativa» e está disponível «com duas configurações diferentes de GPU, nomeadamente Nvidia RTX Pro 4500 Blackwell e RTX Pro 6000 Blackwell Max-Q». Segundo Adrián Groba, esta é «uma solução para aquelas empresas que queiram ter inteligência artificial on-premise sem depender de terceiros».
O mercado português
Apesar do foco no segmento enterprise, Adrián Groba esclareceu à businessIT que a empresa continua a trabalhar com as pequenas e médias empresas em Portugal e Espanha. «As PME são um grande core da QNAP e vão continuar a ser em termos de produto, porque a maioria está orientada para esse tipo de empresa». O responsável disse ainda que a QNAP tem «soluções que começam com um preço muito acessível» e que «podem servir todos os tipos de PME, mesmo as que tenham orçamentos mais limitados». Por outro lado, salientou que as PME «podem beneficiar das vantagens da marca trabalhar no segmento enterprise, como por exemplo o nível de suporte, a profissionalidade da equipa e o conhecimento técnico dos consultores comerciais».
As expectativas para este ano para o mercado nacional são positivas, referiu o country manager, em virtude do que aconteceu em 2025: «Tivemos um crescimento de dois dígitos porque conseguimos trabalhar com parceiros que são muito fortes em determinados segmentos, como educação, sector público, tecnologia e retalho. Estes confiaram na nossa marca e deram-nos acesso a grandes projectos».
O futuro passa pela IA
Em relação à IA, Adrián Groba revelou que a empresa tem uma estratégia com duas vertentes: «A primeira é ter o nosso próprio servidor de armazenamento de inteligência artificial, que é totalmente autónomo e pode executar IA sem depender do processamento da nuvem. A segunda é dar apoio às empresas que estão a fazer modelos, a criar grandes volumes de informação, por exemplo com as nossas unidades Mega Scale-out NAS, que têm até 30 petabytes de armazenamento».
No futuro, o foco vai manter-se na inteligência artificial «porque vai ter um impacto muito forte económico e social e, a nível de mercado, vai modificar a forma de trabalhar de muitas organizações». Além disso, a QNAP quer «continuar com aquilo que já funciona, como dar apoio ao armazenamento on-premise e cloud e ao segmento enterprise, PME e todo o tipo de organizações e negócios do sector público», conclui o responsável.









