Agenda

Almada discute inovação em saúde

As Jornadas Saúde a Sul são um evento promovido pela Clínica CUF Almada.

As Jornadas Saúde a Sul têm como objectivo juntar equipas médicas e de enfermagem para discutir as mais recentes inovações em saúde.

A segunda edição, promovida pela Clínica CUF Almada com o apoio dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Seixal e Almada, terá lugar na Tenda Panoramica do Cristo Rei, dia 20 de Setembro de 2019, a partir das 9h00.

Telemedicina, inteligência artificial e high-tech no apoio à decisão médica, cirurgia robótica e endoscópica, inovação em farmacologia, cirurgia e na relação médico-doente são alguns dos temas que serão abordados no evento.

Nuno Campos, oftalmologista na Clínica CUF Almada e membro da comissão organizadora (CO) da conferência revela a importância de debater de que forma a tecnologia está a mudar a saúde: «A inovação faz parte do ADN da CUF e é um factor que influencia a mudança na forma de tratar e cuidar dos doentes. Assim, falar de inovação é falar das perspectivas futuras, mas também das mudanças que já decorrem nas nossas unidades de saúde, como: a cirurgia robótica, os novos exames complementares de diagnóstico e a telemedicina, que chega a cada vez mais especialidades».

Pedro Correia Azevedo, especialista em Medicina Interna na Clínica CUF Almada e também membro da CO das jornadas, explica como muitas vezes os doentes não dão conta das mudanças que acontecem nos serviços de saúde: «As inovações são colocadas de forma constante à disposição das pessoas, que muitas vezes não se apercebem que existiu uma actualização – quer seja de um implante que passa a durar mais tempo, de um instrumento cirúrgico que passa a permitir ao cirurgião maior destreza ou o aumento da resolução de um equipamento de imagiologia que passa a permitir obter imagens com maior qualidade e, assim, apoiar com maior evidência o diagnóstico. Assim a inovação vai integrando as nossas vidas de uma forma discreta, mas significativa».

O registo para as II Jornadas Saúde a Sul – Inovação em saúde é gratuito e está disponível aqui.