NacionalNotícias

NOS inaugura data center nos Açores

O investimento pretende aumentar a capacidade e eficácia dos serviços empresariais.

A NOS inaugurou um data center em Ponta Delgada, São Miguel, para reforçar o apoio aos negócios e a oferta empresarial da operadora nas áreas de cloud na Região Autónoma dos Açores.

O parque de data centers da NOS é objecto de investimento contínuo por parte da operadora na ordem dos dez milhões de euros anuais. Com esta nova infraestrutura, a NOS passa a contar nos Açores com uma área total acumulada de 260 m2 de salas técnicas e de alojamento, que se veem juntar aos já 3800 m2 distribuídas por sete data centers em todo o país.

O novo centro de dados disponibiliza todos os recursos para o apoio e instalação de soluções as a service e emprega novos conceitos e as mais avançadas tecnologias disponíveis nas áreas da eficiência energética.

As instalações têm uma infraestrutura de energia redundante e a climatização é assegurada de forma central, com redes redundantes hidráulica e de expansão directa, suportando a insuflação por downfloor

A interligação deste centro aos restantes no continente está assegurada por ligações redundantes de 10 Gbps e a cablagem e switching foi preparada para operar nativamente a débitos de 32Gb FC ou 40 GE escalável a 100 GE, de forma a corresponder aos desafios crescentes das tecnologias de storage SSD/All flash e high performance computing.

«A nova infraestrutura pertence à mais moderna e eficiente geração de data centers em Portugal, e vai aumentar muito a capacidade da empresa no suporte à sua atividade e no serviço aos seus clientes empresariais nos Açores, nomeadamente nos serviços de cloud, managed services, IoT e data analytics», salienta Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS.