InternacionalNotícias

Oracle anuncia inovações no OpenWorld 2019

O Java SE 13 e os serviços Free Autonomous Database e Cloud Infrastructure são algumas das novidades.

Larry Ellison no Oracle OpenWorld 2019

A Oracle está a realizar o OpenWorld até dia 19 de Setembro e apresentou algumas dos mais recentes desenvolvimentos e inovações em tecnologia cloud no primeiro dia do seu evento anual.

Em São Francisco, EUA, Larry Ellison, chairman of the board e chief technology officer da Oracle,  revelou as mais recentes inovações da empresa realizadas em torno da sua Autonomous Database, a base de dados com inteligência artificial embutida que tem capacidade para se autoconfigurar e autocorrigir.

O responsável anunciou ainda um novo sistema operativo baseado em código aberto:  «Anunciamos hoje o novo Oracle Autonomous Operating System. A nova versão do Oracle Linux é o único sistema operativo autónomo do mundo. Provisiona-se sozinho, escala sozinho e configura-se sozinho. Não há downtime. E sempre que é identificada uma vulnerabilidade, o sistema continua a funcionar, enquanto a resolvemos».

Ellison explicou igualmente que a tecnologia autónoma da Oracle continua em «pleno desenvolvimento» e que é um «factor diferenciador no mercado». O CTO sublinhou que a Oracle insiste em privilegiar uma estratégia aberta, permitindo que os seus clientes escolham a sua própria jornada na cloud, conforme acharem mais conveniente.

Os anúncios em destaque foram o suporte a VMware na cloud da Oracle,  o acesso gratuito à Oracle cloud para testes e desenvolvimento, em todo o mundo e um  conjunto de inovações no seu porfólio de gestão de dados que facilitam, agilizam e tornam mais seguras as cargas de trabalho críticas dos clientes, tanto no ambiente cloud como no on-premises via Exadata Cloud at Customer.

Esta solução, que permite às empresas obterem todos os benefícios da Oracle Cloud Database nos seus próprios centros de dados, terá agora a sua segunda geração com a recente versão da plataforma Exadata, a Oracle Exadata X8M, a «máquina de base de dados mais rápida do mundo», disse a Oracle.

A Exadata X8M é a primeira máquina de base de dados com memória persistente integrada e RoCE, que oferece um nível de desempenho I/Os 2,5 x superior à versão anterior, bem como com 10x menos latência de I/Os face à versão anterior.

Paralelamente, a  Oracle anunciou o Oracle Cloud Free Tier, que inclui novos serviços Always Free Autonomous Database e Cloud Infrastructure e que permite a qualquer um experimentar, por tempo indefinido, a primeira  base de dados autónoma do mundo, bem como a Oracle Cloud Infrastructure.

Além disso, a Oracle continua a trabalhar para impulsionar a produtividade dos programadores com o lançamento de uma nova versão de Java, a Java SE 13 (JDK 13), que melhora o desempenho da aplicação e acrescenta visualizações prévias das funções de idioma.

Outra das novidades anunciadas no Oracle OpenWorld foi a automatização da segurança para as cargas de trabalho críticas na Oracle Cloud. Esta oferta incluir 3 novos serviços na cloud: Oracle Data Safe, Oracle Cloud Guard e Oracle Maximum Security Zones, os quais disponibilizam a configuração de segurança centralizada e a gestão da situação, bem como a aplicação automática das práticas de segurança.