InternacionalNotícias

Bright Pixel lidera consórcio europeu de blockchain

O BlockStart junta a sociedade de investimentos tecnológicos, a plataforma que une a comunidade tecnológica F6S e a consultora CIVITTA.

O consórcio BlockStart quer ajudar pequenas e médias empresas a conhecerem o potencial da tecnologia de blockchain e a implementarem soluções inovadoras desenvolvidas por programadores e startups.

Constituído pela Bright Pixel, CIVITTA  e F6S, o grupo quer apoiar os empreendedores a validarem as suas ideias no mercado e potenciar boas práticas de utilização e implementação da tecnologia, através de workshops, conferências ou relatórios, junto da Comissão Europeia (CE) e demais intervenientes no ecossistema de inovação europeu, como associações, incubadoras, entre outros.

A CE tem 800 mil euros para investir em blockchain ao longo de trinta meses e em sessenta empreendedores e sessenta empresas.

Os participantes serão escolhidos nas três calls que irão decorrer a nível europeu, estando a primeira prevista já para este ano. A iniciativa pretende ainda impactar entidades relevantes dos vários ecossistemas tecnológicos na Europa para promoverem a adopção de blockchain e ajudarem a esclarecer as aplicações desta tecnologia.

A Bright Pixel assume a liderança do projecto europeu para impulsionar a adopção de uma tecnologia na qual tem vindo a desenvolver alguns projectos e a investir. Enquanto apoia os programadores seleccionados do ponto de vista tecnológico, o venture builder studio irá também aproveitar esta oportunidade para identificar possíveis investimentos.

Celso Martinho, CEO e co-fundador da Bright Pixel, explica a importância da inovação na empresa: «Temos acompanhado empreendedores e startups que desenvolvem soluções em tecnologias emergentes. A blockchain tem sido uma das áreas de foco porque reconhecemos o seu enorme potencial e acreditamos que há ainda muito caminho a ser definido por programadores talentosos».

O responsável descreve ainda os motivos para fazer parte do BlockStart: «A Bright Pixel nasceu com o objectivo de ajudar empreendedores a tornarem as suas ideias em negócios de sucesso e vemos, neste consórcio, um alinhamento com a nossa visão e os nossos objectivos».

O know-how das três entidades complementa-se para dar apoio nas diferentes fases das candidaturas. Assim, a CIVITTA irá mapear as necessidades de mercado e avaliará quais as soluções que mais se enquadram em cada sector para que cada call tenha objectivos bem definidos. Já a F6S irá disponibilizar a sua plataforma de inovação para fazer o alinhamento entre programadores e empresas.