NacionalNotícias

Inteligência artificial ao serviço do combate a incêndios

A Bee2FireDirection é uma solução da empresa portuguesa Compta que, contando com o apoio da plataforma Watson da IBM, permite detectar incêndios e prever o nível de risco de ocorrência.

A Bee2FireDetection recorre à inteligência artificial, aos espectrómetros, a diferentes câmaras de vigilância por vídeo digital e à termografia (uma técnica que permite analisar as temperaturas à distância) para detectar incêndios florestais até 15km. Esta solução funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.

As imagens recolhidas são analisadas pela IBM Watson Visual Recognition através de diferentes algoritmos de leitura profunda, permitindo que o sistema detecte qualquer sinal de incêndio, uma área de fumo, um aumento de temperatura ou mudança de luz, e lance o alerta praticamente em tempo real.

Esta é uma ferramenta bastante útil e eficaz no combate a incêndios, já que ter acesso a estas informações e detalhes pode auxiliar não só os bombeiros, mas também a protecção civil a planear o combate a incêndios de maneira mais eficaz.

«Durante o incêndio, o tempo de reacção é extremamente importante para poder reduzir o perigo das chamas ao máximo. Utilizando a inteligência artificial, a Bee2FireDetection permite detectar e reagir rapidamente a um incêndio. Reduzir o tempo de reaçcão ao fogo pode ser extremamente útil para poder controlá-lo assim que começa reduzindo o seu impacto», explica Vasco Correia, director de negócios internacionais da Compta.

O sistema permite também calcular o índice de risco de incêndio de forma eficaz, fornecendo à plataforma Watson uma série de dados meteorológicos e ambientais do local, como a humidade, a direcção do vento ou da temperatura. Esta informação é obtida através de estações meteorológicas locais e de dados provenientes da Weather Company da IBM.

Após recolher e analisar todos os dados, a Bee2FireDirection pode apresentar uma previsão precisa sobre a probabilidade de incêndio e calcular o risco de incêndio estabelecendo um nível de alerta apropriado, para que as próprias equipas de combate estejam preparadas para intervir na altura certa.

Além disso, a implementação da solução não requer um hardware especial, basta um sistema de monitorização de câmaras HD e computadores, elementos com os quais vários municípios, empresas e organizações já trabalham.

 

1 comentário

Os comentários estão encerrados.