Publicações recentes
Redes sociais:
HomeNotíciasMercadoOracle revela que 89% das equipas financeiras ainda não adoptaram tecnologias de IA

Oracle revela que 89% das equipas financeiras ainda não adoptaram tecnologias de IA

Um novo estudo da AICPA e da Oracle revela que cerca de 90% das equipas de profissionais da área financeira não possuem recursos para suportar a transformação digital e que 89% ainda não adoptaram tecnologias de IA.

«As equipas da área financeira ainda não possuem o leque de competências e recursos necessário para adoptarem as tecnologias emergentes da Inteligência Artificial (IA), o que está a ter um impacto negativo no crescimento das receitas das empresas», esta é uma das conclusões do Agile Finance Unleashed: The Key Traits of Digital Finance Leaders da Association of International Certified Professional Accountants (AICPA) e da Oracle.

O estudo, que incluiu entrevistas a 700 CFO e executivos financeiros de topo em tudo o mundo, revelou que 89% das empresas ainda não introduziu inteligência artificial nos seus departamentos financeiros e que apenas 10% das equipas financeiras considera estar preparada com os recursos necessários para poder suportar os objectivos de transformação digital das suas empresas.

Além disso, 46% dos directores financeiros com conhecimentos tecnológicos avançados reportam níveis de crescimento significativos nas receitas das suas empresas, contra apenas 29% dos que não possuem estas competências. Os conhecimentos tecnológicos especializados mais comuns são processos de negócio modernos, em que 86% têm uma abordagem digital-first e cloud-first, confiam cada vez mais na IA para revelar padrões , fazer recomendações e aprender continuamente com o fluxo permanente dos dados de negócio.

O estudo revela também que há uma maior probabilidade das empresas que registaram um crescimento mais significativo nas suas receitas estarem a fazer implementações de IA do que aquelas onde o volume de negócios está estagnado ou em declínio.

Por outro lado, apenas 11% dos inquiridos revelaram ter implementado tecnologias de IA nos seus sistemas financeiros e 90% afirmou mesmo que as suas equipas não possuem competências para suportar a transformação digital das suas empresas.

«As empresas estão a deixar escapar um enorme potencial de crescimento ao não dotarem as suas equipas financeiras com as ferramentas e as competências de que estas necessitam para poderem tomar melhores decisões», referiu Andrew Harding, chief executive of management accounting da Association of International Certified Professional Accountants, FCMA, CGMA.

«A cloud e as tecnologias emergentes, como a IA e o blockchain, impulsionam a eficiência, melhoram os níveis de compreensão e de rigor, permitindo aos directores financeiros assumirem um papel mais estratégico nas suas empresas, além de melhorarem igualmente a tomada de decisões baseada nos dados das empresas. Para poderem tirar o máximo partido destas novas tecnologias, as equipas financeiras devem melhorar as suas competências em áreas como o raciocínio analítico, a tomada de decisões e as parcerias de negócio», acrescentou o responsável.

O estudo completo está disponível para download no site da Oracle.

Por

[email protected]

Fã de tecnologia, gosta especialmente de tudo o que esteja relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo Star Wars.