NacionalNotícias

Indico Capital Partners lança fundo de 46 milhões para investir em startups

Tecnologia

A Indico Capital Partners anunciou o lançamento do seu primeiro fundo de investimento com mais de 46 milhões de euros.

Comprometidos por investidores de 8 países diferentes, o primeiro fundo de Venture Capital nacional, independente e privado vai identificar, investir e capitalizar as startups ibéricas mais promissoras, em particular as sediadas em Portugal.

O Indico Capital Partners VC I irá direcionar os seus investimentos em empresas que actuem em áreas como SaaS B2B, inteligência artificial, financeira, cibersegurança e marketplaces e plataformas digitais B2C.

O fundo irá investir entre 150 mil e 5 milhões de euros por empresa (rondas pre-seed a série A e subsequentes) durante o seu período de vida de 10 anos. Os primeiros investimentos da Indico já foram concluídos e serão anunciados em breve.

A equipa de gestão da sociedade de capital de risco portuguesa é composta por Stephan Morais (ex-Administrador Executivo da Caixa Capital), Ricardo Torgal (ex-gestor de investimentos na Caixa Capital) e por Cristina Fonseca (co-fundadora e acionista da Talkdesk). Os três responsáveis possuem, assim, uma vasta experiência no ecossistema empreendedor português.

Entre os investidores da Indico estão o FEI (Fundo Europeu de Investimento, maior investidor institucional Europeu nesta classe de ativos), o IFD (Instituição Financeira de Desenvolvimento) através do Portugal Tech, a Draper Esprit, fundos de pensões, instituições de ensino e investigação, entidades gestoras de fortunas, empresários, gestores e empreendedores de tecnologia locais e internacionais.

Stephan Morais, managing general partner da Indico, afirma que este é um passo importante para o mercado nacional: «Este é um marco para o ecossistema português; vamos continuar a apoiar as startups tecnológicas portuguesas mais promissoras, mas agora com uma plataforma de investimento estável, maior e independente, suportada por uma base de investidores global e diversificada».