NotíciasSegurança

Kaspersky abre 12º Centro de Transparência em Istambul

A abertura deste centro marca uma maior expansão da Iniciativa de Transparência Global da empresa de cibersegurança, que tem vindo a ser desenvolvida desde 2018.

wirestock /Freepik

A Kaspersky anunciou a abertura do seu novo Centro de Transparência em Istambul, na Turquia, onde os parceiros e clientes da empresa podem saber mais sobre as soluções da Kaspersky, rever o código-fonte utilizado ou examinar os resultados de auditorias independentes. A abertura deste centro marca uma maior expansão da Iniciativa de Transparência Global (GTI) da Kaspersky, que tem vindo a ser desenvolvida desde 2018, em prol do aumento da confiança nos seus produtos e processos internos e na promoção de uma abordagem factual para a avaliação da segurança dos produtos de TI.

A abertura do novo Centro de Transparência teve lugar em Istambul, no 29 de Abril de 2024, com a participação do fundador e CEO da Kaspersky, Eugene Kaspersky. Este Centro servirá para que os parceiros e clientes da empresa, bem como os reguladores no domínio da cibersegurança, possam analisar o código-fonte de todos os produtos Kaspersky no local, as actualizações de software e as regras de detecção de ameaças. Além disso, os visitantes podem examinar os resultados de auditorias independentes das soluções da empresa e aceder ao Software Bill of Materials (SBOM), uma lista de componentes de software utilizados nas soluções Kaspersky.

A Kaspersky continua a ser uma defensora dedicada da transparência na indústria global da cibersegurança e os projectos educativos, realizados em parceria com instituições académicas de renome, são uma parte importante da manutenção deste padrão. O lançamento do Centro de Transparência de Istambul foi realizado na Universidade Boğaziçi, em Istambul, e também marcou a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Kaspersky e a Universidade Boğaziçi. Assinado pelo CEO da Kaspersky, Eugene Kaspersky, e pelo Reitor da Universidade Boğaziçi, Mehmet Naci İnci, este memorando tem como objectivo estabelecer um quadro de cooperação tecnológica mútua para futuros programas académicos.

Como componente chave deste acordo, a Kaspersky e a Universidade Boğaziçi lançarão um Laboratório de Transparência, que se concentrará em educar os alunos em metodologias e técnicas para avaliar a qualidade e a confiabilidade das soluções, tendo em conta o Cyber Capacity Building Program da Kaspersky, um dos pilares da GTI (Iniciativa de Transparência Global).

«Os nossos laços profissionais e comerciais com a Turquia tornaram-se hoje mais fortes. Como próximo passo no desenvolvimento de nossa cooperação de longa data, abrimos um Centro de Transparência em Istambul e reforçamos a nossa parceria com a Universidade Boğaziçi, com ambos os esforços no aumento da ciberresiliência do país. À medida que a Turquia prossegue com a sua digitalização e serve como uma força motriz Desta tendência em toda a região META, temos a honra de melhorar a nossa experiência e partilha de conhecimentos com as organizações locais para garantir que a sua viagem digital seja o mais suave possível». afirma Eugene Kaspersky, fundador e director executivo da Kaspersky.

O Reitor da Universidade de Boğaziçi, Mehmet Naci İnci, salientou que as colaborações nacionais e internacionais aumentaram recentemente, especialmente com os projectos nos domínios da inteligência artificial, da ciência dos dados e da cibersegurança.

«Com esta colaboração, o Gabinete de Transferência de Tecnologia da nossa universidade e a Kaspersky estabelecerão um laboratório conjunto que proporcionará aos nossos jovens talentos a oportunidade de realizar investigações no domínio da cibersegurança. Esta iniciativa aumentará as suas competências e contribuirá para o surgimento de novas iniciativas de cibersegurança. A escolha da nossa universidade é uma prova da nossa posição de liderança no domínio da cibersegurança. Desde 2021, o ano em que tomei posse como Reitor, que fizemos progressos significativos no recrutamento de cientistas valiosos que receberam os seus doutoramentos de universidades mundialmente famosas, especialmente em domínios tecnológicos”, defende Mehmet Naci İnci, Professor Doutor e Reitor da Universidade de Boğaziçi.

À medida que o panorama da cibersegurança continua a evoluir, a Kaspersky mantém-se firme na sua missão de salvaguardar os ecossistemas digitais e capacitar os indivíduos e as organizações a navegarem no mundo digital de forma mais segura. Para saber mais sobre estes centros e as suas localizações consulte o website.