NacionalNotícias

Salesforce: 87% das empresas acredita que a gestão de dados é uma prioridade ainda maior com a IA

O estudo revela que, além da gestão, a segurança e a fiabilidade dos dados são também vistas como essenciais para uma estratégia bem-sucedida de de inteligência artificial.

starline / Freepik

A Salesforce anunciou as conclusões do relatório State of Data & Analytics, em que 87% dos entrevistados afirmam que os avanços na inteligência artificial fazem da gestão de dados uma prioridade ainda maior.

O estudo, feito com com base num inquérito a mais de 10 mil profissionais do sector em 18 países, revela que além da gestão, a segurança e a fiabilidade dos dados são também vistas como essenciais para uma estratégia bem-sucedida de IA.

No entanto, apenas 57% dos líderes estão totalmente confiantes na qualidade dos seus dados e os departamentos, como os marketing, vendas e serviços, são ainda mais cépticos, com uma média de 43% a confiar totalmente nos seus dados.

Ao nível da segurança, mais de dois terços (68%) das equipas de análise e TI prevêem que os volumes de dados vão aumentar substancialmente nos próximos 12 meses. Em média, os líderes técnicos esperam um crescimento de cerca de 20% numa variedade de fontes, incluindo dados próprios, dados de terceiros e dados de dispositivos, sendo que este aumento da complexidade é também uma preocupação.

Segundo a Salesforce, o governance de dados é uma parte fundamental para o sucesso da IA, assim ao «estabelecer parâmetros claros para acesso, privacidade, segurança e retenção de dados», as empresas garantem «a qualidade» dos mesmos. A grande maioria dos líderes entrevistados usa o governance como uma ferramenta para garantir e certificar a qualidade básica dos dados (85%), uma estrutura para inspirar confiança nos dados (84%) e uma forma eficaz de democratizar o acesso aos dados (81%).

O relatório identificou ainda que as empresas orientadas por dados têm melhor desempenho em quase todas as métricas e que mais de 7 em cada 10 empresas estão a aumentar os orçamentos para ferramentas de análise de dados e treino.