NacionalNotícias

SAP anuncia solução para apoiar a inovação e ajudar o crescimento das PME

O GROW with SAP é uma oferta baseada no «SAP S/4HANA Cloud, edição pública» que inclui um conjunto de «boas práticas ligadas a mais de 25 indústrias» e com «um formato standard para que os clientes possam adoptá-las de forma mais rápida».

A multinacional de origem alemã reuniu os jornalistas num almoço, em Lisboa, para apresentar a solução GROW with SAP, que marca uma nova estratégia para o mercado das pequenas e médias empresas. A novidade tem como objectivo ajudar as PME a adoptar um ERP na cloud pública, de forma mais rápida, com previsibilidade das actualizações e acesso a inovação contínua. Estas organizações representam 70% das mais de 5600 empresas utilizadoras das soluções da SAP em Portugal.

Céu Mendonça, Directora de Negócio para as Pequenas e Médias Empresas da SAP Portugal, disse, no evento, que está é uma oferta baseada no «SAP S/4HANA Cloud, edição pública, mas com um conjunto de ferramentas freebies que são um canivete suíço para a adopção da nuvem» e para ajudar ao crescimento das PME. A solução SaaS está alinhada com aquilo que são os desafios das empresas» nomeadamente lidar com as «mudanças do consumidor e de interacção com o cliente, as cadeias de abastecimento a a internacionalização», acrescentou.

O GROW with SAP é, assim, um conjunto de «boas práticas ligadas a mais de 25 indústrias» em que «os modelos de implementação deixam de ser feitos na forma tradicional» e passam a «um formato standard para que os clientes possam adoptá-las de forma mais rápida», salientou a responsável. Isto faz com que a solução seja também «menos onerosa, ou seja, requer menos investimento quer financeiro, quer de recursos» e como tal ideal para as pequenas e médias empresas nacionais.

A Directora de Negócio para PME esclareceu ainda que há «grandes ganhos em termos de implementação» e que uma integração normal da SAP «tradicionalmente é de 9 a 12 meses» e com a GROW é de «cerca de 4 semanas para aquilo que é o core».

A solução tem ainda «um eixo da inovação» já que traz «ferramentas que podem ser verdadeiros aceleradores de negócio como a IA e IA generativa, machine learning, RPA (Robotic Process Automation), para a empresa automatizar os processos rotineiros, e uma componente de sustentabilidade», sublinhou Céu Mendonça.

A oferta inclui também a SAP Business Technology Platform (BTP), para que os clientes possam definir os seus próprios processos na cloud, de forma nativa, através do SAP Build – a solução low-code/no-code da empresa que permite criar aplicações empresariais, automatizar processos e desenhar sites de negócio, sem a necessidade de escrever código.

A responsável destacou os objectivos da tecnológica com o GROW with SAP: «Queremos dotar as PME com aquilo que é o resultado dos nossos 50 anos de experiência. Queremos trazer para o mundo das PME o que tem sido o trabalho de muitos anos em empresas de maior dimensão, acreditamos que vamos contribuir para o enriquecimento das empresas naquilo que é a transformação do seu negócio».

O ecossistema de parceiros, que são «cerca de 55» é «fundamental» para a SAP e vai continuar a sê-lo com esta novidade. Céu Mendonça revelou que houve um caminho feito pelo canal: «Esta mudança de paradigma, já que mudamos de modelos de implementação consultivos à medida para um mundo de boas práticas e standard, fez com que os consultores também tivessem de se adaptar. Investimos muito na formação dos parceiros ».

Na verdade, a plataforma SAP Learning está acessível ao canal, mas também «pode ser usada pelos próprios clientes para adquirirem novas competências» na cloud.

Desde o seu lançamento, em Março deste ano, cerca de 440 empresas, de 80 países, já aderiram ao GROW with SAP. Já a nível nacional, a responsável adiantou que são já «10 clientes» de diversos sectores, entre os quais, «hotelaria, retalho, indústria bens de consumo, professional services, construção e agro-alimentar». Estas empresas estão «em estágios diferentes, em que alguns estão live outros ainda em fase de implementação».